Cascais volta a encher-se de automóveis antigos este fim-de-semana

A vila acolhe este fim-de-semana um concurso de elegância, uma prova de velocidade, desfiles e outras actividades com carros antigos.

Fotogaleria

No sábado, após a abertura do estacionamento da Marina, para os veículos clássicos, e do Hipódromo Manuel Possolo e do Parque Marechal Carmona, onde se realizam outras actividades, vai realizar-se no hipódromo, entre as 10h30 e as 12h, o desfile dos automóveis que participarão no Concurso de Elegância.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

No sábado, após a abertura do estacionamento da Marina, para os veículos clássicos, e do Hipódromo Manuel Possolo e do Parque Marechal Carmona, onde se realizam outras actividades, vai realizar-se no hipódromo, entre as 10h30 e as 12h, o desfile dos automóveis que participarão no Concurso de Elegância.

Esta prova vai ser disputada por 70 bólides  que valem "vários milhões de euros”, de acordo com um comunicado da Câmara de Cascais, e será avaliada por júri composto por elementos portugueses e estrangeiros. É “o único concurso internacional de preservação e restauro que se realiza na Península Ibérica”, salienta a autarquia.

Para além do concurso, no Hipódromo vão estar em exposição viaturas valiosas: o Panhard et Lavassor, o primeiro automóvel a circular em Portugal, em 1895, e os dois Alfa Romeo Giulietta Spider (um protótipo e um pré-série Pinifarina) da colecção Lopresto, “uma das mais prestigiadas a nível europeu”, de acordo com a organização. “A exibição conjunta destes dois veículos é uma estreia mundial, uma vez que nunca estiveram expostos em conjunto."

No parque Marechal Carmona, que vai receber a iniciativa pela primeira vez, vão decorrer actividades para todas as idades, com simuladores de corridas de automóveis, exposição de veículos populares e zona de restauração.

A prova de velocidade para viaturas produzidos até 1924, denominada “Quilómetro Lançado” e considerada “um dos momentos altos do evento”, vai ter início pelas 16h junto à Marina. “Alguns ainda arrancam a manivela, mas nem por isso deixarão de disputar a prova”, diz a nota de imprensa. Numa distância de 500 metros, cada concorrente terá de fazer o percurso duas vezes.

A manhã de domingo vai ser marcada por um dos mais espectaculares acontecimentos programados, um desfile  de 600 automóveis clássicos pela Marginal, que terá início e fim na Marina de Cascais, entre as 11h e as 12h30.

Este Cascais Classic Motorshow traz uma novidade. Vai ser dada a partida, junto ao hipódromo, pelas 15h, da 3º edição da prova 1000 Classic Portugal - uma maratona que reunirá três dezenas de veículos com mais de 40 anos  e que terminará sete dias depois, no domingo dia 6, na serra do Caramulo, onde estará a decorrer o Caramulo Motor Festival.


O III Cascais Classic Motorshow terminará com uma cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Elegância, que se realizará entre entre as 15h30 e as 18h. Os prémios vão ser atribuídos aos primeiros classificados nas categorias de Pioneiros e Veteranos (carros até 1918), Vintage (de 1919-1929), pós-Vintage americanos (1930-1939), pós-Vintage europeus (1930-1939), pós-Guerra (1945-1959), Mercedes Benz 300 (anos 50), Sport e GT (anos 60) e Micro carros e Italianos pós-guerra.

De acordo coma autarquia, as edições anteriores contaram “com cerca de cem mil pessoas ao longo dos dois dias e com a participação de mais de 500 veículos históricos”. Texto editado por José António Cerejo