Froome perde terreno na grande fuga de Lindeman

Esteban Chaves mantém a liderança da Volta a Espanha.

Foto
Froome sofreu no final da etapa Jose Jordan/AFP

Na subida final, uma contagem de montanha de primeira categoria na Serra Nevada, o vencedor da Volta a França deu sinais negativos e perdeu quase meio minuto para o grupo dos favoritos, no qual chegou integrado o colombiano Esteban Chaves (Orica-GreenEDGE), que mantêm a liderança da prova.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na subida final, uma contagem de montanha de primeira categoria na Serra Nevada, o vencedor da Volta a França deu sinais negativos e perdeu quase meio minuto para o grupo dos favoritos, no qual chegou integrado o colombiano Esteban Chaves (Orica-GreenEDGE), que mantêm a liderança da prova.

Na frente, Lindeman, de 26 anos, concluiu os 191,1 quilómetros da etapa com o tempo de 5h10m24s, depois de quase 180 quilómetros de fuga. Nos metros finais, o holandês foi mais forte do que o bielorrusso Ilia Koshevoy (Lampre-Merida), outro dos resistentes do quinteto que se escapou praticamente à saída de Jódar.

O bielorrusso chegou nove segundos depois, à frente do italiano Fabio Aru (Astana), que terminou a 29s, depois de ter saltado do grupo de favoritos para ultrapassar o francês Jerôme Cousin (Europcar) e ganhar 11 segundos à concorrência - sete na estrada e quatro de bonificação pelo terceiro posto.

Numa jornada marcada pelas elevadas temperaturas, Esteban Chaves aguentou a camisola vermelha, integrando o grupo dos favoritos, com Alejandro Valverde (Movistar), Nairo Quintana (Movistar), Nicolas Roche (Sky), Joaquim Rodríguez (Katusha), Daniel Martin (Cannondale-Garmin) e Rafal Majka (Tinkoff-Saxo), todos a 36 segundos.

Num dia menos bom, Chris Froome (Sky) cruzou a meta 1m03s depois do vencedor, dando um sinal de que poderá não estar em condições de discutir o triunfo na Vuelta quando os grandes momentos de decisão ainda estão por vir.

O melhor português do dia foi André Cardoso, que terminou a 1m33s, na 31.ª posição. Nelson Oliveira foi 43.º, a 3m40s, Ricardo Vilela 66.º, Sérgio Paulinho 68.º e José Gonçalves 69.º, todos a 11m23s, e Tiago Machado foi 84.º, a 15m21s.

Na classificação geral, Chaves manteve os 10 segundos de vantagem para o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) e 33 sobre o irlandês Daniel Martin.

Quanto aos portugueses, André Cardoso continua a ser o mais bem colocado, seguindo no 22.º posto (a 2m51s), enquanto Nelson Oliveira (a 15m07s), Ricardo Vilela (a 15m20s) e José Gonçalves (a 15m59s) são 40.º, 41.º e 42.º, respectivamente.

Mais atrás, no 66.º lugar, segue Sérgio Paulinho, a 27m49s, ao passo que Tiago Machado é 73.º, a 30m31s do líder.

No sábado, a oitava etapa, que liga Puebla de Don Fadrique e Múrcia, com 182,5 quilómetros, tem mais de metade do percurso a descer e poderá proporcionar aos "sprinters" uma das poucas oportunidades para brilharem, se conseguirem recuperar das duas subidas ao Alto de la Cresta de Gallo (3.ª categoria) nas imediações de Múrcia.