Empresa francesa cria autêntica “aranha mecânica com rodas”

Com uma estrutura feita de alumínio, quatro motores separados e alimentado por uma bateria a iões de lítio, o Spider Electric 2 consegue circular é um autêntico todo-o-terreno.

Fotogaleria

O Spider Electric 2 é um veículo com suspensão individual em cada roda, que mantém o equilíbrio de toda a estrutura e permite que se adapte a curvas e obstáculos. A tecnologia pendular que tem leva a que as rodas nunca saiam do chão, mesmo se o terreno for muito irregular. Anda a uma velocidade máxima de 30 quilómetros/hora.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Spider Electric 2 é um veículo com suspensão individual em cada roda, que mantém o equilíbrio de toda a estrutura e permite que se adapte a curvas e obstáculos. A tecnologia pendular que tem leva a que as rodas nunca saiam do chão, mesmo se o terreno for muito irregular. Anda a uma velocidade máxima de 30 quilómetros/hora.

De condução fácil e leve devido à construção do quadro em alumínio, consegue circular em terrenos que à partida seriam impossíveis à condução, principalmente em zonas de natureza e montanha, com a empresa a colocá-lo sem problemas nas mãos de militares ou agricultores, mas também utilizável por qualquer pessoa noutras áreas ou para fins recreativos. Silencioso na condução, o Spider é ainda amigo do ambiente.

Apresentado pela primeira vez em Abril deste ano no Salão de Invenções de Genebra, após sete anos a ser desenvolvido pela Swincar, o Spider Electric 2 é alimentado por uma bateria recarregável de iões de lítio que envia energia a cada um dos quatro motores, o que lhe dá uma autonomia de quatro horas. O condutor pode escolher entre uma direcção às duas rodas ou às quatro rodas, o que dará à viatura mais agilidade.

Comparável a viaturas de todo-o-terreno como as da marca Jeep ou Land Rover, o Spider Electric 2 diferencia-se por possibilitar uma condução mais confortável ao condutor, que fica quase sempre na vertical, e por evitar danos na sua estrutura, dada a forma como adere ao terreno.

Além dos protótipos que já foram testados e mostrados em Genebra, a Swincar procura agora investidores para poder produzir o Spider e comercializá-lo ao grande público. Além desta primeira versão do carro, a empresa pretende desenvolver uma versão para pessoas com deficiência, com o volante tradicional e os pedais a serem substituídos por um joystick.