Encontrado corpo de atleta desaparecido nos Picos da Europa

João Marinho terá sido apanhado de surpresa por uma tempestade de neve em Novembro passado.

Fotogaleria

O corpo de João Marinho, o praticante de trail e ciclista de montanha desaparecido desde Novembro nos Picos da Europa, foi finalmente encontrado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O corpo de João Marinho, o praticante de trail e ciclista de montanha desaparecido desde Novembro nos Picos da Europa, foi finalmente encontrado.

Segundo noticiou a TSF, citando o site Asturias 24, a família e os amigos do atleta de Amarante tinham retomado recentemente as buscas, que haviam sido suspensas em Novembro devido às más condições climatéricas.

O homem de 31 anos desapareceu quando praticava trail sozinho. Terá sido surpreendido por uma tempestade de neve. O Volkswagen Golf preto em que se deslocava foi encontrado na altura a cerca de 70 quilómetros de Cangas de Onis, mas o cadáver só agora apareceu. As últimas fotografias de João Marinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 4 de Novembro de 2014 e nelas o aventureiro português aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa ao fundo.

O Asturias 24 diz que no corpo, descoberto por excursionistas, havia documentos de identificação do engenheiro electrotécnico de Amarante. O site cita fontes forenses para explicar que vai ainda ser preciso levar a cabo testes de ADN para se confirmar, sem margem para dúvidas, de que se trata mesmo de João Marinho - o que pode demorar pelo menos dois dias. 

O cadáver foi encontrado este sábado de manhã no desfiladeiro de Peña Santa de Enol, uma zona de subida aos Picos da Europa, e pelo seu estado os montanhistas deduziram que já ali se encontrava há bastante tempo.

A mesma informação foi confirmada pela Guardia Civil de Gijón que, à Lusa, adiantou que o corpo foi enviado para autópsia, sendo necessários os testes de ADN para ter total certeza da identidade. “O corpo do montanhista foi recolhido por uma Equipa do Serviço de Resgate e Intervenção em Montanha e foi enviado para autópsia no Instituto Anatómico Forense de Oviedo”, explicitou a Guardia Civil.