Facebook redesenha ícone e põe mulheres em primeiro plano

Também foram criadas silhuetas sem identificação de género.

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O novo ícone, com a silhueta feminina ligeiramente na frente Caitlin Winner/Facebook

Um dos ícones redesenhados é aquele que, na barra superior, dá conta dos pedidos de amizade. Um outro é o ícone com três figuras que é usado para indicar os grupos. Os ícones com figuras individuais também sofreram ligeiras alterações, como os cortes de cabelo, que podem facilmente passar despercebidas aos utilizadores, dado o tamanho diminuto com que muitas vezes são apresentados.

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Um dos ícones redesenhados é aquele que, na barra superior, dá conta dos pedidos de amizade. Um outro é o ícone com três figuras que é usado para indicar os grupos. Os ícones com figuras individuais também sofreram ligeiras alterações, como os cortes de cabelo, que podem facilmente passar despercebidas aos utilizadores, dado o tamanho diminuto com que muitas vezes são apresentados.

No ícone com duas figuras, a silhueta feminina passou para a frente, mas as duas silhuetas estão agora mais próximas do que quando a mulher estava atrás. Já no ícone do grupo, para além de retoques nas imagens femininas e masculinas, a terceira figura tornou-se mais neutra, ao ser despojada de características identificadoras de género.

O processo de modificação foi detalhado online pela designer do Facebook responsável pela mudança. “A minha primeira ideia foi desenhar uma silhueta dupla, com duas pessoas de tamanho igual, sem uma linha a indicar quem estava à frente. Dezenas de tentativas depois, abandonei esta abordagem, por não conseguir fazer um ícone que não parecesse uma besta mítica de duas cabeças”, escreveu Caitlin Winner.

De acordo com a designer, os novos ícones foram o resultado de um processo informal e, uma vez concluídos, ela simplesmente disponibilizou-os aos restantes funcionários, que os começaram a usar nos produtos da empresa. Os ícones antigos, porém, ainda podem ser encontrados nos produtos do Facebook.

Não é a primeira vez que o Facebook faz uma mudança deste género. No ano passado, o ícone com o globo, que serve para aceder às notificações, foi actualizado para que os utilizadores de algumas partes do mundo deixassem de ver o continente americano no centro. O novo globo, que é visível a partir de Portugal, mostra os continentes africano e asiático.