Artistas retomam intervenções criativas nas lojas do centro histórico de Abrantes

O festival, dedicado às artes, cultura e criatividade, irá reunir os projectos seleccionados na sequência de um concurso.

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Nuno Ferreira Santos

Pelo segundo ano, a Stores Art Attack apresenta 15 propostas de criativos nacionais e estrangeiros no quadro de um acordo entre o Canal 180 (canal português por cabo, dedicado à cultura e promotor do evento), a câmara local e a Associação Centro Comercial Ar Livre de Abrantes.

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Pelo segundo ano, a Stores Art Attack apresenta 15 propostas de criativos nacionais e estrangeiros no quadro de um acordo entre o Canal 180 (canal português por cabo, dedicado à cultura e promotor do evento), a câmara local e a Associação Centro Comercial Ar Livre de Abrantes.

O objectivo é “dar uma nova dinâmica” ao centro histórico de Abrantes, diz Luis Fernandes, programador do evento. Pelo que irão ser desenvolvidos projectos de intervenção numa dezena e meia lojas tradicionais, explica o programador. Desde a recriação do praxinoscópio - aparelho de projecção de imagens do século XIX -, no Quiosque da República, a postais ilustrativos que se querem desenhados pelos clientes, nos restaurantes Santa Isabel e Pelicano, passando pela detecção de quatro cheiros característicos de Abrantes.

De acordo com a organização, a inclusão de intervenções artísticas no comércio, veio permitir “renovar, repensar e reestruturar” uma cidade "de costas voltadas para as pessoas que a constroem diariamente e lhes dão vida”, através de “parcerias inesperadas” entre a comunidade local e artistas de todo o mundo.

Para além da entrada livre nas actividades do 180 Creative Camp, garante Nunes Lopes, da entidade organizadora, os participantes – individuais ou em equipas - recebem também apoio logístico e um valor monetário, de cerca de 200 euros, para desenvolverem as suas intervenções. Nuno Lopes sublinha, no entanto, que “há sempre alguma capacidade de abertura” para casos em que se verifique existir a necessidade de um auxílio adicional.

Com uma edição anterior de sucesso, algumas das iniciativas mantiveram-se no terreno, com o aval dos lojistas. Mais precisamente: as decorações das montras, de Leonor Cunha, e a câmara dos segredos anónimos, instalada numa cabine telefónica, onde turistas e residentes escreviam um segredo seu, desenvolvida por Rubén Martín Hernández.

Face ao período homólogo do ano passado, o número de lojas aderentes registou um aumento e, este ano, foram submetidas a concurso mais de 23 candidaturas, de 12 países diferentes. As 15 candidaturas aceites foram seleccionado no âmbito de um concurso que decorreu até 31 de Maio.

Durante a semana do 180 Creative Camp, anuncia a organização em comunicado, irá ainda ter lugar, na Galeria Municipal de Abrantes, a exposição “Analog Human Digital”, que resulta de uma parceria entre o Canal180 e a Shutterstock.

Integrado no festival 180 Creative Camp, em paralelo com o Stores Art Attack é apresentado também um projecto de inter4venção urbana designado Domesticity e desenvolvido pelos colombianos María Mazzanti e Martín Ramirez.