Sempre a mesma coisa vence o concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas

Foram anunciados os vencedores dos melhores trabalhos do concurso de escrita e ilustração.

Foto

A professora Telma Diniz pede que seja a Jasmim a falar. A Inês “está um bocadinho nervosa”, diz. Sempre a mesma coisa foi a Melhor História e a Melhor Ilustração do concurso, através de uma co-autoria entre a Jasmim e a Inês, colegas do curso profissional técnico de design gráfico, da Escola Secundária de Cacilhas. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A professora Telma Diniz pede que seja a Jasmim a falar. A Inês “está um bocadinho nervosa”, diz. Sempre a mesma coisa foi a Melhor História e a Melhor Ilustração do concurso, através de uma co-autoria entre a Jasmim e a Inês, colegas do curso profissional técnico de design gráfico, da Escola Secundária de Cacilhas. 

Esta não é a primeira vez que participam num concurso. Mas “para já”, diz a professora, “foi o primeiro que ganharam”. Foram incentivadas a concorrer pelos professores. E claro, porque “também contava para nota”, revela a Inês, que se mostrou surpreendida com a vitória “estranha”. Mas “muito boa”, como sublinha a colega Jasmim.

A Inês, de 17 anos, escreveu o texto e pretende lançar um livro que fale sobre "problemas familiares". Por enquanto, vai dando os primeiros passos num blogue criado por si, onde escreve histórias originais. Já a ilustração foi feita pela Jasmim, de 16 anos, que quer ser designer gráfica. Com o fim do concurso e das aulas, chegam os planos para a viagem a Barcelona, que quer documentar em vídeo.

Este ano, o tema esteve subordinado à “Condução Autónoma”. Foram eleitas dez escolas, nove das quais seleccionadas por um júri nacional, composto pela escritora Alice Vieira, o escritor António Torrado, a autora e editora online do PÚBLICO, Bárbara Wong, o pintor Eurico Gonçalves, o comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, do grupo Leya, Miguel Pais do Amaral e o ilustrador Paulo Galindro. Através de um concurso na página do facebook da Nissan Portugal, foi encontrado o 10º premiado.

Os prémios são compostos por uma viagem a Barcelona, onde participantes e professores vão conhecer a fábrica da Nissan, e um livro que incluí as dez histórias finalistas do concurso, desenvolvidas por alunos do ensino secundário - público e privado. Já as vencedoras da Melhor História e Melhor Ilustração vão ter a oportunidade de criar uma nova história e ilustrações exclusivas, que irão resultar numa outra publicação, também editada pela Leya.

Na cerimónia de entrega de prémios, António Pereira Joaquim, director de comunicação da Nissan Ibéria SA- Portugal, relembra que esta iniciativa tem uma história de “trinta e um anos", no Japão, que foi o percursor da iniciativa, com o lançamento dos livros  “Children Story Book” e “Children’s Picture Book”. 

Pela terceira vez em Portugal, o objectivo foi “desafiá-los [alunos] a pensar sobre aqueles que são os desafios do futuro”, diz António Pereira Joaquim ao PÚBLICO. Isto é: “consciencializar a comunidade escolar e os alunos do ensino secundário para a realidade de uma mobilidade que se quer sustentável”, explica.

Para Vítor Silva Mota, da editora Leya, “apesar dos constantes atropelos à cultura [em Portugal]” este é um projecto “louvável”, frisa, acrescentando ainda que, a escola “pode e deve ser uma plataforma" para este tipo de iniciativas.

A mesma opinião é partilhada por António Pereira Joaquim, que considera a iniciativa como “o primeiro passo” de uma carreira, sublinha, e onde querem “encontrar verdadeiros autores”.

A próxima edição do concurso irá ser anunciada em Setembro.
 

Notícia editada por Luciano Alvarez