Queiroz Pereira passa a liderança executiva da Semapa para João Castello Branco

Empresário mantém-se como presidente do conselho de administração.

Foto
Pedro Queiroz Pereira é o maior accionista da Sempa.

Pedro Queiroz Pereira pretende manter-se com presidente do conselho de administração da Semapa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Pedro Queiroz Pereira pretende manter-se com presidente do conselho de administração da Semapa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Queiroz Pereira "informa que no início do mês de Julho irá propor ao conselho de administração desta sociedade que delibere proceder à designação por cooptação do senhor engenheiro João Nuno de Sottomayor Pinto de Castello Branco para o lugar vago de administrador da Semapa, e que irá igualmente propor a sua designação para exercer as funções de presidente da comissão executiva da sociedade, em sua substituição".

No comunicado, o líder histórico da Semapa esclarece que "se pretende manter na qualidade de presidente do conselho de administração, e nessa qualidade continuar a desenvolver uma cooperação estreita com a equipa executiva, que assim se vê reforçada com a ampla experiência profissional de um novo presidente executivo e melhor preparada para os futuros desafios do grupo".

João Castello Branco é director sénior do escritório da McKinsey Ibéria, cargo que, segundo o documento, cessará antes da referida cooptação.

A Semapa tem em curso uma oferta pública de aquisição sobre acções da própria empresa, que serão trocadas por acções da Portucel, empresa que também é dominada por Pedro Queiroz Pereira.