Primeiro camião sem condutor do mundo está na estrada

Pesado está autorizado a circular em vias rápidas mas terá que ter sempre um motorista na cabine.

Fotogaleria

As viaturas sem condutor estão entre os objectivos de vários fabricantes de automóveis ou de empresas como o Google. Nos últimos anos, a tecnologia que equipa estes veículos tem vindo a ser melhorada e testes feitos em circuitos fechados ou percursos autorizados pelas autoridades dos respectivos países onde são realizados têm demonstrado que são confiáveis. No entanto, as legislações e as regras rodoviárias da grande maioria dos países não prevêem a circulação de viaturas sem condutor.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As viaturas sem condutor estão entre os objectivos de vários fabricantes de automóveis ou de empresas como o Google. Nos últimos anos, a tecnologia que equipa estes veículos tem vindo a ser melhorada e testes feitos em circuitos fechados ou percursos autorizados pelas autoridades dos respectivos países onde são realizados têm demonstrado que são confiáveis. No entanto, as legislações e as regras rodoviárias da grande maioria dos países não prevêem a circulação de viaturas sem condutor.

Os Estados Unidos foram o primeiro país do mundo a criar legislação que permite que viaturas autónomas possam ser testadas em estradas públicas. Até agora, quatro estados norte-americanos – Califórnia, Nevada, Florida e Michigan – permitem a circulação destas viaturas. A nível europeu, o Reino Unido permitiu em 2013 que fossem testadas estas viaturas em vias públicas. França deverá seguir o mesmo caminho ainda este ano. A Alemanha e a Suécia reviram também a sua legislação para permitir que carros sem condutor fossem testados nas suas estradas.

Esta terça-feira, a Daimler confirmou que o seu Frieightliner recebeu a licença obrigatória para poder circular no Nevada. Sob a matrícula AU 010, o camião vai poder ser testado nas estradas públicas do estado norte-americano, sempre com um condutor na cabine, mas com autorização para circular de forma autónoma, sem interferência humana. O pesado terá que circular sob o comando de um motorista quando entrar no centro de localidades e nas áreas suburbanas.

Assim que o pesado entrar numa auto-estrada o motorista pode accionar o que a Daimler chama Highway Pilot (piloto de auto-estrada), um sistema que funciona com base em câmaras, colocadas nas partes dianteira e traseira, e radares com funções de prevenção de colisão. Este sistema controla a velocidade, sistema de travões e direcção. Para já, o sistema não permite a realização de ultrapassagens. Esta manobra tem que ser sempre realizada com as mãos do motorista no volante, tal como acontece quando o pesado sai da auto-estrada e muda de faixa. A mudança do Highway Pilot para a condução manual pode ser feita rapidamente pelo condutor.

Segundo a Daimler, as vantagens que o Frieightliner oferece, ainda sob um preço não revelado, são a redução do consumo de combustível e uma maior garantia de condução segura e menos fatigante para o motorista. Estudos citados pela construtora automóvel concluíram que camiões sem condutor podem tornar-se, em média, 7% mais económicos, sendo que essa poupança se traduz numa redução em 4% do consumo de combustível e menos despesas de manutenção da viatura.

Wolfgang Bernhard, presidente executivo do departamento de autocarros e camiões na Daimler, sublinhou, por sua vez, que a condução autónoma ajudará a reduzir os acidentes provocados por erro humano, que, segundo o responsável, tem estado na origem de cerca de 90% dos sinistros rodoviários que envolvem pesados.