Mais de 160 famílias interessadas em migrar para Idanha-a-Nova

Programa Recomeçar foi lançado há um mês e já angariou candidatos.

Foto
HELENA COLAÇO SALAZAR/ARQUIVO

"Temos tido muitas manifestações de interesse, até mais do que esperávamos. Estamos a falar de mais de 160 famílias", afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Temos tido muitas manifestações de interesse, até mais do que esperávamos. Estamos a falar de mais de 160 famílias", afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O programa Recomeçar, lançado pela autarquia há cerca de um mês, é um projecto que tem como objectivo posicionar Idanha-a-Nova como um município onde é possível conciliar o bem-estar e a proximidade da natureza com o empreendedorismo, a inovação e o profissionalismo.

O Recomeçar assenta a marca Idanha-a-Nova em quatro pilares: "Idanha Green Valley", ligado ao conhecimento e inovação na ruralidade e ao posicionamento mundial do território nesta área; "Idanha Experimenta", que dá aos interessados a oportunidade de experimentar a vida rural; "Idanha Vive", com a criação de condições especiais para quem vive ou pretende viver no concelho; e o "Idanha Made In", que apoia tudo o que é produzido localmente.

Armindo Jacinto explica que esta iniciativa trouxe muita gente a interessar-se por Idanha-a-Nova, "o que é bom".

"Queremos que estas manifestações de interesse se transformem em efectivos projectos de famílias e empresariais para Idanha-a-Nova. Esse é o nosso objectivo", adianta.

Idanha-a-Nova registava um pouco menos de 10 mil habitantes, de acordo com o Censos de 2011.

Está localizado no distrito de Castelo Branco e faz fronteira com Espanha e com os concelhos de Penamacor, Castelo Branco e Fundão.