FC Porto e Sporting avançam para empréstimos obrigacionistas

Rentabilidades oferecidas são superiores aos das taxas de juro praticadas no mercado.

Foto
Sporting e FC Porto procuram fontes de financiamento MIGUEL RIOPA/AFP

Ambas as SAD tentam cativar investidores oferecendo rentabilidades muito superiores às taxas de juro actualmente existentes no mercado - mais de 5%.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Ambas as SAD tentam cativar investidores oferecendo rentabilidades muito superiores às taxas de juro actualmente existentes no mercado - mais de 5%.

A emissão FC Porto SAD 2015-2018 poderá ser aumentada, por opção da SAD, até 13 de Maio, desde que seja feita uma adenda ao prospecto já divulgado.

O período de subscrição decorre de 7 a 21 de Maio e a liquidação financeira está marcada para o dia 26. O preço de subscrição é de cinco euros por obrigação, com um montante mínimo de subscrição de 100 euros, correspondente a 20 obrigações.

O empréstimo, idêntico a outros já feitos em anos anteriores, terá a duração de três anos, ocorrendo o seu reembolso, ao valor nominal, de uma só vez, a 28 de Maio de 2018.

A taxa de juro anual nominal bruta (fixa) é de 5,0% ao ano, sendo o pagamento de juros semestral e postecipado, em 26 de Maio e 26 de Novembro de cada ano, até à data de reembolso, ocorrendo o primeiro pagamento em 26 de Novembro de 2015.

No caso dos "leões", a taxa de juro dos cupões é fixa e igual a 6,25% ao ano (taxa anual nominal bruta). Os juros das obrigações vencer-se-ão semestral e postecipadamente, com pagamento a 25 de Maio e 25 de Novembro de cada ano de vida das obrigações. O empréstimo tem uma duração de três anos, sendo o reembolso efectuado ao valor nominal, de uma só vez, em 25 de Maio de 2018.