Sara Moreira com novo recorde pessoal na maratona

A atleta portuguesa foi segunda na maratona de Praga e obtém o terceiro melhor registo de sempre entre maratonistas nacionais.

Foto
Sara Moreira voltou a fazer um excelente tempo na maratona Alex Trautwig/AFP

A também etíope Hawlay Letebhran completou o pódio, com 2h25m24s.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A também etíope Hawlay Letebhran completou o pódio, com 2h25m24s.

Com esta marca, Sara Moreira, que se estreara em Novembro passado nas maratonas com 2h26m00s, em Nova Iorque, passou a ser a terceira melhor portuguesa de sempre na distância, a seguir a Rosa Mota, com 2h23m29s em Chicago, em 1985, e a Jéssica Augusto, com 2h24m25s em Londres, o ano passado.

Acompanhada de Pedro Ribeiro, o seu marido e treinador, Sara Moreira passou à meia-maratona em 1h12m15s. Já sem essa ajuda, mas integrada no grupo que liderou a prova, a atleta portuguesa fez a segunda metade da prova em 1h12m34s.

A vencedora isolou-se nos quilómetros finais para ganhar com um minuto exacto de vantagem.

No sector masculino, o vencedor foi o queniano Felix Kandie, com 2h08m32s, seguido do compatriota Evans Chebet, com 2h08m50s, e do etíope Robi Deribe, com 2h09m05s.

O português José Moreira foi 13º, com 2h17m46s, e Luís Feiteira desistiu.