Carros novos vão chamar automaticamente o 112 a partir de 2018
Sistema "eCall" foi aprovado pelo Parlamento Europeu nesta terça-feira.
O eCall é accionado sempre que há um choque. O equipamento envia directamente para o Serviço de Emergência Europeu 112 informações como a localização da viatura, o sentido da marcha, o número de pessoas a bordo e os cintos de segurança utilizados.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O eCall é accionado sempre que há um choque. O equipamento envia directamente para o Serviço de Emergência Europeu 112 informações como a localização da viatura, o sentido da marcha, o número de pessoas a bordo e os cintos de segurança utilizados.
Na prática, funciona como se fosse uma chamada para o 112. Mas a transmissão é automática, mesmo que os ocupantes estejam inconscientes. Como alternativa, o equipamento também pode ser accionado manualmente.
O objectivo é encurtar em 40 a 50% o tempo de resposta dos serviços de emergência e evitar 2500 mortes anuais nas estradas. Por ano, morrem cerca de 26.000 pessoas em acidentes de automóvel na União Europeia.
“O eCall é algo que o Parlamento Europeu vem pedindo desde 2003”, disse o eurodeputado português Carlos Coelho, que representou o grupo do Partido Popular Europeu nas negociações com os governos nessa matéria.
A ideia de tal sistema levantou dúvidas em relação à protecção de dados pessoais dos condutores. A solução encontrada foi garantir, na legislação, que os veículos não sejam rastreáveis através do sistema e que só se guardem as suas últimas três posições, de modo a permitir que se saiba em que direcção segue.
Equipamentos semelhantes já estão disponíveis em automóveis à venda nalguns países, como nos Estados Unidos. A General Motors, por exemplo, comercializa o serviço de segurança OnStar, com base numa assinatura mensal ou anual. Outras marcas, como a Mercedes-Benz, incorporam nalguns modelos equipamentos que tentam minimizar o risco de acidentes ou reduzir a sua severidade.
O jornalista viajou a Estrasburgo a convite do Parlamento Europeu