Marítimo conquista empate com golo a cinco minutos do fim

Os insulares levam um ponto da deslocação ao terreno do Estoril.

Foto
Bruno Gallo festeja o golo do empate do Marítimo Francisco Leong/AFP

Um resultado que castiga a ineficácia do Estoril, que desperdiçou três ocasiões de golo na primeira parte, e premeia a estratégia montada pelo treinador do Marítimo Ivo Vieira, assente nos pés de Danilo Pereira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um resultado que castiga a ineficácia do Estoril, que desperdiçou três ocasiões de golo na primeira parte, e premeia a estratégia montada pelo treinador do Marítimo Ivo Vieira, assente nos pés de Danilo Pereira.

Com apenas dois pontos de diferença, o Estoril sentia a obrigação de vencer para suplantar os insulares na tabela e atingir a primeira metade da classificação. Um objectivo traçado no início do campeonato, mas que o empate deste sábado não permitiu alcançar no imediato.

Assentes em 4-3-3, os comandados de Ivo Vieira apostaram numa estrutura defensiva sólida e deram a posse de bola ao adversário, apostando em ataques rápidos e que, aos oito minutos, ia dando o primeiro fruto: Danilo, com um remate de fora da área, obrigou Kiezsek a fazer uma excelente defesa.

Com o domínio de bola, o Estoril desperdiçou três grandes ocasiões de golo. Leo Bonatini, aos 20 minutos, Diogo, aos 22', e Tozé, aos 28', não tiveram arte para levar a melhor sobre o guarda-redes Salin, que esteve em bom plano no primeiro e terceiro remate.

A igualdade ao intervalo premiava os insulares, mas a segunda parte acabaria por dar justiça à tendência do jogo quando Fernandinho, que entrou para o lugar de Tijane, inaugurou o marcador, com um remate cruzado de pé esquerdo à entrada da pequena área, aos 76 minutos, depois de Alex Soares ter facilitado demasiado.

Numa altura em que os 966 espectadores presentes no Estádio António Coimbra da Mota faziam a festa da vitória, Moussa Marega fez cair um balde de água fria quando igualou e selou o encontro, aos 85 minutos, após uma assistência de calcanhar de Edgar Costa.