Microsoft faz parceria para levar aplicações a mais Androids

Skype e Office vão fazer parte do Cyanogen OS, um Android alternativo à versão do Google.

Foto
Microsoft quer mais utilizadores, independentemente da plataforma Elijah Nouvelage/Reuters

A parceria entre a Microsoft e aquela empresa, chamada Cyanogen, não surge como uma surpresa. A Microsoft já tinha investido na Cyanogen e a possibilidade de um entendimento deste género alimentou especulações nos meses recentes.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A parceria entre a Microsoft e aquela empresa, chamada Cyanogen, não surge como uma surpresa. A Microsoft já tinha investido na Cyanogen e a possibilidade de um entendimento deste género alimentou especulações nos meses recentes.

A Cyanogen é responsável por uma versão com o mesmo nome do sistema operativo Android, que por sua vez é desenvolvido pelo Google e disponibilizado a qualquer pessoa. O sistema Cyanogen OS inclui mais funcionalidades do que as que estão na versão do Google, bem como uma interface diferente. Está instalado nos telemóveis de alguns fabricantes menos conhecidos e uma versão não comercial, o CyanogenMod, pode ser descarregada da Internet e instalada pelos utilizadores em vários modelos. O Cyanogen ganhou popularidade nos últimos anos entre o grupo de adeptos de Android que opta por substituir o sistema original do telemóvel, tipicamente em busca de novas funcionalidades e de eliminar restrições impostas pelos fabricantes.

Ao abrigo do acordo, a versão comercial do Cyanogen passará a incluir o Skype, o Office, a aplicação de notas OneNote, o sistema de armazenamento online OneDrive, a aplicação de e-mail Outlook e ainda os serviços Bing, que incluem o motor de busca. 

Estes serviços já estão disponíveis para Android, mas a pré-instalação de aplicações em sistemas operativos é uma forma bem conhecida para fomentar a adopção por parte dos utilizadores, que são assim desincentivados de procurar alternativas. A Microsoft já usou esta estratégia no passado, ao incluir o browser Internet Explorer no Windows. O Google também inclui os seus serviços no Android. Acontece, por exemplo, com o motor de busca, o YouTube e o Gmail. Estas aplicações estão pré-instaladas na maioria dos telemóveis e tablets que estão nas lojas, uma prática que está a ser alvo de escrutínio por parte da Comissão Europeia, por levantar questões de concorrência.

A parceria poderá ajudar a Microsoft a conquistar utilizadores nas economias emergentes, que são mercados apetecíveis para as multinacionais e onde mais fabricantes optam pelas versões de Android alternativas à do Google. A Cyanogen assinou no ano passado um acordo de distribuição com a Micromax, uma marca indiana de telemóveis e tablets, com presença também no Bangladesh, Sri Lanka, Nepal e Rússia. O sistema é também usado nos telemóveis OnePlus One, criados por uma startup chinesa e que se tornaram conhecidos entre os entusiastas dos aparelhos Android por terem especificações técnicas de gama alta a um preço mais baixo do que o habitual.