Subida de temperatura leva muitos às praias para primeiros banhos de Sol

Temperaturas a rondarem os 30 graus em vários pontos do país.

Foto
Turismo com papel positivo nas exportações de serviços JOãO HENRIQUES

Os portugueses são como “os caracóis, ficam logo com os ‘corninhos’ [de fora]” assim que aquece o Sol, disse Judite, olhando para o areal da praia de Carcavelos, onde passou a manhã de hoje a aproveitar a folga.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os portugueses são como “os caracóis, ficam logo com os ‘corninhos’ [de fora]” assim que aquece o Sol, disse Judite, olhando para o areal da praia de Carcavelos, onde passou a manhã de hoje a aproveitar a folga.

Trabalhadora no sector da hotelaria, Judite apercebeu-se das previsões de “tempo agradável” e deslocou-se desde a Damaia, com as duas filhas, testemunhando que o calendário formal já não determina as idas dos portugueses para os areais e banhos de mar.

“As miúdas estão de férias e eu estou de folga, por isso levantámo-nos cedinho” para aproveitar a “rica praia que está hoje”, afirmou Judite, para quem a água do mar estava “boa”, embora ainda “um bocadinho fria”.

No hotel onde trabalha espera que este fim-de-semana marque o fim da época baixa, sobretudo com a tradicional chegada de turistas espanhóis no período da Páscoa.

“O nosso país vive essencialmente do Sol”, lembrou.

A filha Mafalda resumiu o momento com a frase “está Sol, está calor, está-se bem na praia”, enquanto a irmã Maria antecipou que, depois deste “solinho da manhã”, viria o “descanso da parte da tarde” em casa.

As duas foram unânimes no descrever dos cuidados a ter na praia, mesmo que a época balnear ainda esteja longe: “óculos de sol e protector solar” e evitar a exposição nas alturas de maior calor.

Três amigas de biquíni, de 19 anos, também manifestaram a satisfação de estar na praia em altura de férias.

Entreolhando-se em sinal de concordância, as jovens recordaram como no ano passado, por esta altura, estavam em casa, “até porque devia estar a chover”, mas hoje é para “aproveitar o resto do dia” por ali.

A meteorologista Cristina Simões previu hoje à Lusa temperaturas máximas na ordem dos 31 graus, nas regiões do interior, mas com uma descida gradual dos valores em todo o país, a partir de sexta-feira.

O tempo para a Páscoa espera-se ameno e para a próxima semana deve voltar a chuva.

“Every day” (todos os dias), respondeu Noé, de 72 anos, quando questionado sobre a frequência com que se desloca à praia. Com um bronzeado que prova as suas palavras, este reformado enumerou as vantagens de frequentar diariamente a praia: “fico sempre jovem e limpa a cabecinha”.

Naquele que considerou o melhor dia do ano para a praia, até agora, Noé deixou um apelo: “Está um dia maravilhoso, saia de casa, largue o sofá e venha reinar para a praia. Traga o netinho”.