Microsoft faz acordo com Samsung e portuguesa JP para pré-instalar aplicações

Fabricantes vão incluir produtos como o Word e o Skype nos aparelhos que fazem.

Foto
O S6 Edge será vendido com aplicações da Microsoft Gustau Nacarino/Reuters

A Samsung, que lidera o mercado telemóveis, é o principal dos 11 parceiros e o acordo entre as duas empresas abrange os mercados de consumidores privados e empresariais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Samsung, que lidera o mercado telemóveis, é o principal dos 11 parceiros e o acordo entre as duas empresas abrange os mercados de consumidores privados e empresariais.

Ainda neste semestre, a Samsung vai pré-instalar em alguns tablets o Word, o Excel e o PowerPoint, os mais conhecidos programas de produtividade da Microsoft. Serão também instalados o OneNote (um programa de notas), o serviço de alojamento online OneDrive e o Skype. Estes três serão também pré-instalados nos novos telemóveis topo de gama da Samsung, algo que já tinha sido anunciado há semanas, em Barcelona, no Mobile World Congress. 

Estes serviços e aplicações já podem ser usados actualmente em telemóveis e tablets Android. Mas é preciso que os utilizadores os descarreguem e instalem. Estando pré-instalados, torna-se mais provável que venham a ser usados e esta é uma estratégia que tem vindo a ser usada por muitas empresas para aumentar a adopção de serviços.

A Microsoft anunciou também parcerias semelhantes com outras dez empresas, entre as quais a Dell e vários fabricantes mais pequenos, como a empresa portuguesa JP-Inspiring Knowledge, que se chamava JP Sá Couto e foi responsável pelos portáteis Magalhães.

A quota de mercado do Windows nos telemóveis e tablets é reduzida e esta não é a primeira vez que a empresa estende os seus serviços a plataformas concorrentes, incluindo o iOS, da Apple. “Provámos que não temos medo de olhar para fora para nos reinventarmos”, escreveu, num blogue da Microsoft, a vice-presidente para desenvolvimento de negócios, Peggy Johnson. “Os fabricantes de dispositivos são importantes porque estende os serviços da Microsoft ao ecossistema. Mais especificamente, ajudam a chegar a um maior número de outros fabricantes, resultando numa ainda maior escolha para clientes em todo o mundo”.

No caso da Samsung, os clientes empresariais poderão também escolher uma versão do Office 365, o conjunto de programas e serviços de produtividade para computadores.