Albergaria-a-Velha investe meio milhão de euros em novo parque de lazer

Novo parque terá equipamentos de recreio, trilhos pedestres e de BTT, e vai ser ligado por ciclovia até ao centro da cidade.

Foto
Jovens são vistos pela Câmara de Viseu como os potenciais maiores utilizadores da via Pedro Cunha/Arquivo

"Desde há meses que temos vindo a trabalhar nesse sentido com a junta de freguesia e com os proprietários que têm cedido os terrenos e estamos a fazer o parque entre a margem do Caima e a Igreja de Valmaior", disse o autarca à Lusa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Desde há meses que temos vindo a trabalhar nesse sentido com a junta de freguesia e com os proprietários que têm cedido os terrenos e estamos a fazer o parque entre a margem do Caima e a Igreja de Valmaior", disse o autarca à Lusa.

O novo parque, que terá um conjunto de equipamentos de recreio, trilhos pedestres e de BTT e vai ser ligado por ciclovia até ao centro da cidade, numa extensão de cerca de dois quilómetros.

Segundo António Loureiro, o facto de estar a avançar com o parque de lazer em Valmaior não significa que o executivo a que preside tenha abandonado o projecto de construir um novo parque na cidade. "O projecto do parque de Valmaior não anula o que temos para o centro, mas está a andar mais depressa", esclareceu.

No total o autarca estima em mais de meio milhão de euros o investimento municipal, entre a negociação de terrenos e a ciclovia, no novo parque, que se insere na estratégia de requalificação ambiental e dinamização turística do concelho.

Albergaria-a-Velha tem já um outro parque de lazer a funcionar, o Parque dos Moinhos, em Ribeira de Fráguas, feito em colaboração com privados e dinamizado pelo rancho folclórico local, um parque "diferenciador na região", segundo António Loureiro. Em condições paisagísticas únicas foram criados passadiços junto ao rio, que permitem a quem o visita ver os vários moinhos de água a funcionar.

"Albergaria-a-Velha tem um moinho por dia para visitar: são mais de 350 moinhos", salienta.
Para dinamizar a actividade dos moinhos, a autarquia registou a marca de farinha Alva, obtida pelo processo tradicional de moagem e lançou em 2014 o "Festival do Pão", a repetir este ano entre 5 e 7 de Junho, na Quinta da Boa Vista, em Albergaria-a-Velha.