Frio faz prolongar alerta amarelo por mais um dia

No continente, as temperaturas mínimas continuam baixas e o céu pouco nublado ou limpo.

Fotogaleria
Devido à previsão de temperaturas mínimas, o IPMA tinha colocado em aviso amarelos os 18 distritos do Continente até às 11h deste domingo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Devido à previsão de temperaturas mínimas, o IPMA tinha colocado em aviso amarelos os 18 distritos do Continente até às 11h deste domingo.

Até terça-feira, as temperaturas mínimas no litoral deverão “variar aproximadamente entre 2º e 5 ºC, e nas regiões do interior, entre -5ºC e 0 ºC”, prevê o IPMA. Já as temperaturas máximas “deverão oscilar entre 10 e 15 ºC, com excepção das terras altas do Norte e Centro, onde se prevê que não ultrapassem 11ºC”.

A previsão do estado do tempo para este domingo, no continente, é de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no Algarve durante a tarde. Prevê-se ainda vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas, em especial para o fim do dia, e um acentuado arrefecimento nocturno, particularmente nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 3 e os 12 graus Celsius, no Porto entre 1 e13 graus e em Faro entre os 5 e os 14. Na Guarda e nas Penhas Douradas a temperatura mínima prevista é de 5 graus negativos e a máxima 5 e 3, respectivamente. Também estão previstas temperaturas mínimas negativas em Bragança (-3), Vila Real (-2) e Braga e Viseu (ambas com -1).

Em Viana do Castelo, as temperaturas vão variar entre 1 e12 graus, em Castelo Branco entre os 0 e os 12, em Portalegre entre os 0 e os 11, em Coimbra entre 1 e os 10, em Évora entre 1 e 12 e em Beja entre os 2 e os 13 graus.

Para os Açores a previsão é, em todos os grupos, de céu muito nublado com abertas, descida da temperatura aguaceiros fracos. Em Santa Cruz das Flores as temperaturas esperadas variam entre os 12 e os 15 graus, e em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada entre os 10 e os 14.

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado e aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e nas zonas montanhosas, que serão de neve nos pontos mais altos da ilha. No Funchal as temperaturas mínimas e máximas previstas são de 12 e 17 graus, respectivamente.