Avião KC-390 fez primeiro voo

É o maior projecto da história da indústria portuguesa de aeronáutica.

Os pilotos de teste e os engenheiros de ensaios em voo realizaram a avaliação de qualidades de voo e de desempenho do aparelho. Três das aerostruturas do avião do terceiro maior construtor aeronáutico do mundo  -  sponson (carnagem e portas do trem de aterragem), o leme de profundidade e a fuselagem central – foram desenvolvidas pelo centro português de engenharia e inovação CEIIA.

Neste projecto, o maior da história da indústria portuguesa de aeronáutica, o CEIIA empregou mais de 250 mil horas de engenharia e mais de 120 engenheiros a trabalhar a partir de Portugal.

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Os pilotos de teste e os engenheiros de ensaios em voo realizaram a avaliação de qualidades de voo e de desempenho do aparelho. Três das aerostruturas do avião do terceiro maior construtor aeronáutico do mundo  -  sponson (carnagem e portas do trem de aterragem), o leme de profundidade e a fuselagem central – foram desenvolvidas pelo centro português de engenharia e inovação CEIIA.

Neste projecto, o maior da história da indústria portuguesa de aeronáutica, o CEIIA empregou mais de 250 mil horas de engenharia e mais de 120 engenheiros a trabalhar a partir de Portugal.

O CEIIA foi responsável pela engenharia de desenvolvimento, designadamente pelas actividades de design, stress, testes e apoio à certificação das referidas três aeroestruturas.

A actividade do CEIIA tem estado orientada para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias da mobilidade, aeronáutica e offshore, sendo neste momento a da aeronáutica a de maior visibilidade. Tem neste momento unidades de I&D em Portugal e no Brasil.