Golo de Pedro Santos faz o Sp. Braga regressar às vitórias

Moreirense falhou um penálti e saiu derrotado de Braga.

Foto
O Sp. Braga sofreu para bater o Moreirense Miguel Vidal/Reuters

O regresso aos triunfos dos bracarenses depois da derrota na última jornada (1-0, Boavista) foi suado, porque contou com uma boa réplica do Moreirense, sobretudo na segunda parte, período em que André Simões falhou um penálti (48).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O regresso aos triunfos dos bracarenses depois da derrota na última jornada (1-0, Boavista) foi suado, porque contou com uma boa réplica do Moreirense, sobretudo na segunda parte, período em que André Simões falhou um penálti (48).

Num jogo em que a equipa da casa estreou uma nova dupla de centrais (Sasso e Pedro Monteiro), por causa de lesões (Santos e Boly) e castigo (André Pinto), o resultado premeia a crença e vontade de ganhar dos bracarenses, ainda que o empate se pudesse aceitar.

O único golo da partida surgiu aos 74 minutos, numa altura em que Sérgio Conceição já tinha reforçado o ataque com a entrada de Pedro Santos e Éder, e através de protagonistas improváveis: cruzamento do defesa-central Sasso junto à bandeirola de canto do lado esquerdo, e Pedro Santos ganhou nas alturas a André Marques e cabeceou para o fundo das redes.

Depois disso, o Moreirense foi atrás do empate, mas sempre mais com o coração do que com a cabeça, tendo mesmo pertencido aos da casa uma boa chance para dilatar o marcador, por Pedro Monteiro (81').

A primeira parte pertenceu quase em absoluto ao Sporting de Braga, mesmo sem ter criado grandes situações de perigo, perante um inofensivo Moreirense, que só chegou à área adversária em lances de bola parada.

A melhor ocasião neste período pertenceu a Ruben Micael, que aproveitou uma abordagem displicente de Anilton na área para desviar a bola para o poste, tendo Marafona impedido depois a recarga (38').

A equipa comandada por Miguel Leal teve o seu melhor período no início da segunda metade, tendo, além do penálti, criado algumas boas oportunidades.

Logo a seguir ao remate denunciado de André Simões, que Matheus parou, Cardozo, de cabeça, obrigou novamente o guarda-redes brasileiro a empenhar-se (50') e, oito minutos depois, o avançado paraguaio chegou ligeiramente atrasado a um centro muito perigoso da esquerda.

Depois deste período, o Sp. Braga equilibrou novamente a partida e, depois de algumas ameaças (Djavan, Ruben Micael e Danilo), com uma resposta pelo meio de Arsénio (63'), com um remate de longe para boa defesa de Matheus, chegou ao golo que valeu três preciosos pontos e a aproximação ao quarto classificado, o Vitória de Guimarães.