eBay entra no mundo das smart shops dos negócios de retalho

Empresa e designer Rebecca Minkoff uniram-se em projecto que pretende facilitar uma compra numa loja.

Foto
eBay

Nos ecrãs tácteis o consumidor pode aceder a todo o inventário da loja, seleccionar uma ou várias peças de roupa que se pretende experimentar e aguardar por um alerta no telemóvel que irá indicar que os itens escolhidos estão já no provador. No caso das lojas de Rebecca Minkoff, que começou como sendo uma loja apenas online, o cliente pode ainda pedir uma bebida.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Nos ecrãs tácteis o consumidor pode aceder a todo o inventário da loja, seleccionar uma ou várias peças de roupa que se pretende experimentar e aguardar por um alerta no telemóvel que irá indicar que os itens escolhidos estão já no provador. No caso das lojas de Rebecca Minkoff, que começou como sendo uma loja apenas online, o cliente pode ainda pedir uma bebida.

Dentro do provedor há um outro espelho semelhante ao que existe na loja mas de tamanho mais pequeno. Mais uma vez, o consumidor pode fazer vários ajustes para melhorar a experiência, como adequar a intensidade de luz consoante o lugar onde pretende vir a usar uma determinada indumentária. Se o tamanho não for o correcto ou a cor não favorece, basta clicar no ecrã e um funcionário da loja irá trazer uma outra peça de roupa.

Cada peça de roupa nas lojas da designer norte-americana tem uma etiqueta RFID, um sistema de etiquetagem, através de um "microchip", que permite reunir toda a informação do produto desde que este sai da linha de montagem, passando pelo armazém, até ao ponto de venda.

Através da etiqueta RFID é possível identificar que peça o cliente tem vestida e sugerir acessórios para adicionar à combinação final. Confirmadas as escolhas, estas são guardadas no perfil do cliente permitindo-lhe que as guarde e compre mais tarde ou as leve de imediato. Segue-se o pagamento, sem que se tenha que dirigir à caixa registadora, através do PayPal.

Para o eBay esta forma de experimentar um produto fisicamente dificilmente irá desaparecer. "As pessoas ainda querem usar os seus cinco sentidos, não apenas o sentido que usa quando está a usar o e-commerce", diz Steve Yankovich, responsável pela inovação e empreendimento do eBay, em entrevista à Wired.

Os clientes que tiverem a aplicação da loja de Rebecca Minkoff vão ser reconhecidos pelo sistema, indicando aos funcionários quem esteve na loja e o que comprou, informação que irá criar um histórico a ser consultado apenas pelo estabelecimento.