Número de pessoas com telefone fixo no valor mais alto dos últimos oito anos
Subida deve-se à venda de serviços em pacote. Duração das chamadas está em queda. Em média, cada aparelho foi usado para 131 minutos de telefonemas por mês.
No trimestre passado, havia 43,8 acessos telefónicos por cada 100 habitantes, mais de metade dos quais da Portugal Telecom. Em Setembro, esta empresa era responsável por 55% dos acessos telefónicos fixos. A NOS tinha uma quota de 31% e a Vodafone, de 9%.
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No trimestre passado, havia 43,8 acessos telefónicos por cada 100 habitantes, mais de metade dos quais da Portugal Telecom. Em Setembro, esta empresa era responsável por 55% dos acessos telefónicos fixos. A NOS tinha uma quota de 31% e a Vodafone, de 9%.
A tendência de subida que se regista desde 2008 deve-se, essencialmente, “ao aumento da penetração das ofertas triple play (serviço telefónico fixo, TV paga e Internet), que incluem chamadas gratuitas para números fixos”, refere a Ancom.
A presença do telefone, porém, não significa que o aparelho esteja a ser mais usado. Os números indicam uma quebra de 10% no número de minutos de chamadas por comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
Em média, cada telefone foi usado para 131 minutos de chamadas por mês, a grande maioria das quais para outros números fixos.