Número de pessoas com telefone fixo no valor mais alto dos últimos oito anos

Subida deve-se à venda de serviços em pacote. Duração das chamadas está em queda. Em média, cada aparelho foi usado para 131 minutos de telefonemas por mês.

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O volume de chamadas caiu 10% Paulo Pimenta

No trimestre passado, havia 43,8 acessos telefónicos por cada 100 habitantes, mais de metade dos quais da Portugal Telecom. Em Setembro, esta empresa era responsável por 55% dos acessos telefónicos fixos. A NOS tinha uma quota de 31% e a Vodafone, de 9%.

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No trimestre passado, havia 43,8 acessos telefónicos por cada 100 habitantes, mais de metade dos quais da Portugal Telecom. Em Setembro, esta empresa era responsável por 55% dos acessos telefónicos fixos. A NOS tinha uma quota de 31% e a Vodafone, de 9%.

A tendência de subida que se regista desde 2008 deve-se, essencialmente, “ao aumento da penetração das ofertas triple play (serviço telefónico fixo, TV paga e Internet), que incluem chamadas gratuitas para números fixos”, refere a Ancom.

A presença do telefone, porém, não significa que o aparelho esteja a ser mais usado. Os números indicam uma quebra de 10% no número de minutos de chamadas por comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

Em média, cada telefone foi usado para 131 minutos de chamadas por mês, a grande maioria das quais para outros números fixos.