Produção de cogumelos vai criar emprego em Chaves

Foto
Helena Colaço Salazar

O empreendimento é impulsionado pela empresa GFW - Growing Fresh World, SA, e foi classificado como projecto de interesse municipal (PIM) pela Câmara de Chaves.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O empreendimento é impulsionado pela empresa GFW - Growing Fresh World, SA, e foi classificado como projecto de interesse municipal (PIM) pela Câmara de Chaves.

O presidente do município, António Cabeleira, disse nesta quarta-feira à agência Lusa que as primeiras dez unidades de produção de cogumelos deverão estar em funcionamento no primeiro semestre de 2015. Trata-se de projectos que foram candidatados ao quadro comunitário que está a acabar e, por isso, têm que estar concluídos, física e financeiramente, até meados do próximo ano.

"Este empreendimento representa a coisa mais importante que todo o interior do país precisa, que é emprego", salientou. Segundo o autarca, por cada unidade serão criados três postos de trabalho, um dos quais correspondente ao jovem que está a avançar com a sua construção de forma individual, e depois, no centro logístico da empresa, trabalharão 10 pessoas.

"E estamos a falar de postos de trabalho directos. Depois serão ainda criados outros postos de trabalho indirectos, como, por exemplo, a nível dos transportes", frisou. António Cabeleira referiu que, neste momento, estão em construção quatro unidades, estando mais duas licenciadas e mais quatro em fase de licenciamento.

O projeto da GFW prevê a construção de 36 unidades de produção e representa um investimento global de sete milhões de euros. À empresa caberá dar formação, prestar apoio técnico e logístico, comprar toda a produção e depois comercializar o produto.

Uma das principais apostas será na exportação dos cogumelos. "Chaves tem a melhor localização do país para se instalarem empresas que se destinam à exportação para a Europa. É a localidade portuguesa mais próxima da fronteira francesa e não há qualquer tipo de custos em portagens em território nacional", salientou o autarca. Para a construção deste empreendimento, o município cedeu o terreno e diminuiu o valor das taxas urbanísticas e do IMI, para além de que as empresas que tiverem sede em Chaves não pagam derrama.