FC Porto recebe o visitante que mais festeja no Dragão

Nacional já ganhou três vezes no recinto portista. Na temporada passada, registou-se um empate.

Foto
O FC Porto está em alerta para a recepção ao Nacional Miguel Riopa/AFP

E se os dois “grandes” de Lisboa são responsáveis, cada um, por duas das 22 derrotas oficiais do FC Porto no recinto que substituiu as Antas, o Nacional pode gabar-se de já lá ter vencido três vezes, um recorde.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

E se os dois “grandes” de Lisboa são responsáveis, cada um, por duas das 22 derrotas oficiais do FC Porto no recinto que substituiu as Antas, o Nacional pode gabar-se de já lá ter vencido três vezes, um recorde.

Manuel Machado sabe que é difícil voltar a fazê-lo, mas não coloca de parte essa possibilidade. “É possível vencer no Dragão, porque o futebol é mágico e, apesar de o FC Porto ter tudo do seu lado, ou seja, muita qualidade e o facto de jogar no seu estádio, perante o seu público, temos motivação e esperança de poder conquistar pontos, pois é esse o nosso desejo”, considerou o treinador dos “alvinegros”.

Entre Antas e Dragão, o Nacional fez 16 jogos como visitante contra o FC Porto. O clube portuense ganhou 11, o Nacional quatro e registou-se ainda um empate, precisamente no último duelo, há cerca de um ano. Perder pontos em casa com o Nacional, tem sido mau sinal para o FC Porto. Isso aconteceu quatro vezes para o campeonato — um dos triunfos do Nacional foi para a Taça da Liga — e só terminou campeão em 2007-08 (nesta época, refira-se, o FC Porto já tinha garantido o título quando perdeu com este adversário).

“Estar muito bem do ponto de vista táctico”, afirmou Manuel Machado, é uma das necessidades para o Nacional pontuar hoje. “Mas não podemos descurar também que o adversário tem individualidades que podem resolver o jogo”, acrescentou.

As duas equipas ganharam na última jornada: o FC Porto ao Arouca, o Nacional à Académica.