Cosméticos de azeite e mel vencem concurso em Coimbra

Projecto Sandalum conquistou o primeiro lugar do concurso, que avaliou 36 propostas de ideias em 52 horas

Foto
Sandalum DR

Um projecto de produção de cosmética a partir de azeite e mel nacional conquistou no domingo o primeiro lugar no Startup Weekend Coimbra, em que participantes desenvolveram e testaram ideias de negócio em 54 horas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um projecto de produção de cosmética a partir de azeite e mel nacional conquistou no domingo o primeiro lugar no Startup Weekend Coimbra, em que participantes desenvolveram e testaram ideias de negócio em 54 horas.

O projecto Sandalum, desenvolvido por Valéria Costa e Joana Fernandes, que conquistou o primeiro lugar, quer apostar na produção "sustentável e ecológica" de cosméticos e promover o comércio justo, através do uso de produtos nacionais, como o azeite, o mel ou o sal, explicou Valéria Costa. Valéria e Joana, com formação em bioquímica, começaram a desenvolver a ideia em Fevereiro, depois de criarem cremes e sabonetes à base de azeite para "dar como prendas às amigas no Natal", contou. Após essa experiência, desenvolveram cinco produtos — sabonete, gel, creme, bálsamo labial e esfoliante —, referiu Valéria Costa.

Segundo a responsável pelo projecto, a participação no Startup Weekend permitiu "dominar a área dos negócios, criar contactos com possíveis investidores, perceber melhor qual o público alvo, definir o produto e identificar os seus defeitos". Ricardo Luz, do júri do Startup Weekend, sublinhou que o primeiro lugar "foi uma mensagem a todos" os participantes, por ter sido um projecto que "foi ao mercado vender" o produto. "Há projectos que andam tempos e tempos a explorar sem ir ao mercado", disse, salientando que "o 'feedback' que vale a pena é o 'feedback' do mercado".

Em segundo lugar, ficou um projecto de criação de lâmpadas de "luz fria", em que há uma eficiência de luminosidade "de 90%", precisando agora de "chegar à prova de conceito", disse João Nunes, um dos membros da equipa. Por último, Rent a Book, um serviço de aluguer de livros escolares por um terço do custo nas livrarias venceu o terceiro lugar do evento.

Ao todo, durante 54 horas, entre 10 e 12 de Outubro, participaram "80 pessoas", com "36 propostas de ideias iniciais", tendo sido seleccionadas 14 para a apresentação final, informou Miguel Frota, responsável pela organização da iniciativa. Com o evento, "os participantes podem captar financiamento e perceberem como posicionar a proposta de valor", num ecossistema com "investidores, promotores, participantes e mentores".

De acordo com o responsável, a equipa do Startup Weekend vai continuar a "acompanhar os projectos vencedores", fazendo "um 'follow up' daqui a dois meses e outro passados mais quatro meses". O Startup Weekend de Coimbra é organizado em parceria pela MOVEin3, Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes e jeKnowledge.