Equipamento de equipa feminina colombiana causa polémica no ciclismo

Federação Internacional de Ciclismo considera que desrespeita "qualquer padrão de decência".

Foto
Twitter

Após as fotografias das seis ciclistas tiradas na Tour da Toscana, em Itália, terem começado a circular na Internet surgiram as primeiras críticas por parecer que as mulheres estão despidas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Após as fotografias das seis ciclistas tiradas na Tour da Toscana, em Itália, terem começado a circular na Internet surgiram as primeiras críticas por parecer que as mulheres estão despidas.

Na sua conta no Twitter, o presidente da Federação Internacional de Ciclismo (UCI, na sigla em inglês), manifesta a sua indignação. "Aos que levantaram a questão sobre o equipamento de uma certa equipa feminina posso dizer que estamos a analisar ao caso. É inaceitável segundo qualquer padrão de decência", escreveu Brian
Cookson.

Também a ciclista campeã olímpica Nicole Cooke manifestou contra o equipamento colombiano no Twitter. “Isto transformou o desporto numa piada”, escreveu. “Raparigas defendam-se – digam não”, acrescentou.

Na rede de microblogging, o presidente do Instituto Distrital de Recriação e Desporto de Bogota Humana, Aldo Cadena, responde que o organismo se limita a patrocinar a equipa feminina e que esta pertence à Federação Colombiana de Ciclismo, responsável pelo equipamento. “Não aprovamos o desenho do uniforme, nem fomos consultados sobre ele”, explica.

“Parece-nos que o desenho não é o adequado para este tipo de competências”, continua Cadena. O responsável lamenta que, “em vez de gerar interesse a sua participação e desempenho desportivo o que se gerou foi uma confusão nas redes sociais”. 

Até agora, nem a Federação Colombiana de Ciclismo nem nenhuma das ciclistas se pronunciou sobre o caso.