Criança nasce no IP2 a meio de viagem de 130 km até maternidade mais próxima

Bebé nasceu prematura naquela que era a quinta gravidez da mãe mas a primeira a terminar bem... embora na estrada.

Foto

Mãe, de 32 anos, e a filha “chegaram perfeitamente estáveis” a Bragança, segundo adiantou à Lusa o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que assegurou que “o nascimento da criança decorreu sem qualquer complicação”, ao final da tarde de terça-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Mãe, de 32 anos, e a filha “chegaram perfeitamente estáveis” a Bragança, segundo adiantou à Lusa o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que assegurou que “o nascimento da criança decorreu sem qualquer complicação”, ao final da tarde de terça-feira.

O parto, segundo ainda o INEM, ocorreu antes do tempo, às 32 semanas de gravidez, naquela que foi a quinta tentativa desta mulher para ter filhos e a primeira com sucesso, mas sem tempo para percorrer os cerca de 130 quilómetros que a separavam da maternidade em Bragança.

O INEM foi chamado pelo centro de saúde de Freixo de Espada à Cinta, às 17h20 de terça-feira e enviou uma ambulância de socorro dos bombeiros locais e outra de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Mogadouro, que iniciou o transporte para Bragança cerca de meia hora depois.

No trajecto, de acordo com o relato do INEM, “e perante a iminência do parto, a tripulação decidiu interromper a marcha” e “o nascimento da criança deu-se às 19h00 no interior” da ambulância com o apoio da enfermeira e do técnico de ambulância de emergência.

O local do nascimento foi o “IP2, km 23, sentido Sul /Norte, junto ao cruzamento da Trindade”, na zona de Vila Flor.

Para prestar apoio, foi ainda accionada para o local a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) estacionada junto ao helicóptero de Macedo de Cavaleiros, mas “a intervenção não se revelou necessária, uma vez que o parto decorreu sem qualquer problema”, indicou ainda o instituto.

A ambulância SIV continuou depois o trajecto para a maternidade de Bragança, onde chegou às 20h35.

A mãe é de nacionalidade francesa e vive há quatro anos em Lagoaça, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, no sul do distrito de Bragança.

A única maternidade desta região fica a norte, na capital de distrito, a uma distância de cerca de 130 quilómetros.

A mulher não fala português e esta “foi a quinta gravidez, nenhuma das anteriores havia tido termo com sucesso”, segundo ainda o INEM.

A tripulação da ambulância que realizou o parto era constituída pela enfermeira Carla Barbosa e pelo técnico Bruno Barbosa, “por coincidência irmãos a exercerem funções na SIV de Mogadouro”.

Outra coincidência é que a enfermeira em causa tem especialidade em saúde materna e obstétrica.