Quando o carteiro só traz boas notícias

Se durante uma semana o carteiro resolver entregar-nos apenas as cartas que ele acha que podem ter boas notícias e guardar as outras menos agradáveis, como, por exemplo, as contas ou as multas que recebemos pelo correio, muito provavelmente isso irá condicionar o nosso comportamento. Teremos com certeza uma semana mais feliz. Foi precisamente isso que fez o Facebook. Permitiu que o feed de 700 mil utilizadores fosse manipulado numa experiência académica cujo objectivo era provar que as pessoas tendiam a colocar posts menos negativos na rede quando os seus feeds eram alimentados por informação menos negativa. O estudo surgiu porque o Facebook acreditava na premissa de que as pessoas expostas a notícias mais negativas tendem a usar menos a rede social. O próximo passo, já se está mesmo a ver, é pintar o nosso mural de cor-de-rosa para que eles não percam negócio.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Se durante uma semana o carteiro resolver entregar-nos apenas as cartas que ele acha que podem ter boas notícias e guardar as outras menos agradáveis, como, por exemplo, as contas ou as multas que recebemos pelo correio, muito provavelmente isso irá condicionar o nosso comportamento. Teremos com certeza uma semana mais feliz. Foi precisamente isso que fez o Facebook. Permitiu que o feed de 700 mil utilizadores fosse manipulado numa experiência académica cujo objectivo era provar que as pessoas tendiam a colocar posts menos negativos na rede quando os seus feeds eram alimentados por informação menos negativa. O estudo surgiu porque o Facebook acreditava na premissa de que as pessoas expostas a notícias mais negativas tendem a usar menos a rede social. O próximo passo, já se está mesmo a ver, é pintar o nosso mural de cor-de-rosa para que eles não percam negócio.