Comissão política do PS reúne-se quinta-feira para votar regulamento das primárias

Até ao final do mês de Junho, segundo o projecto de Seguro, deverão ficar concluídos os processos para elaboração e aprovação do regulamento eleitoral e de designação da comissão eleitoral.

Foto
António José Seguro e Alfredo Perez Rubalcaba defenderam que a Europa deve agir em conjunto. Fernando Veludo / Arquivo

Ainda antes, no domingo, vai reunir-se a Comissão Nacional do PS, órgão máximo entre Congressos, com início marcado para as 10:30 em Ermesinde.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Ainda antes, no domingo, vai reunir-se a Comissão Nacional do PS, órgão máximo entre Congressos, com início marcado para as 10:30 em Ermesinde.

Na última reunião da Comissão Política Nacional, a 5 de Junho, a proposta do secretário-geral do PS para a realização de eleições primárias obteve seis votos contra e duas abstenções, fixando a data de 28 de Setembro para a realização deste acto eleitoral aberto a simpatizantes.

Nessa ocasião, Seguro defendeu este calendário e considerou que seria uma "fraude" realizar o acto eleitoral nas férias. Já António Costa, que anunciou dois dias depois das eleições europeias a sua intenção de disputar a liderança do PS, disse concordar com o princípio mas manifestou-se em desacordo com a data, considerando-a tardia, mantendo por isso a sua proposta para a realização de "directas" para a liderança do partido e congresso extraordinário.

Ainda nessa reunião, o secretário-geral do PS propôs que a comissão eleitoral das primárias para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro fosse escolhida até ao próximo dia 30, tendo as candidaturas de ser formalizadas até meados de Agosto.

Até ao final do mês de Junho, segundo o projecto de Seguro, deverão ficar concluídos os processos para elaboração e aprovação do regulamento eleitoral e de designação da comissão eleitoral - entidade que deverá ser aprovada por proposta da Comissão Política do PS, sendo "presidida por uma personalidade de reconhecido mérito nacional".