Facebook põe um dinossauro a tomar conta da privacidade dos utilizadores

Nova ferramenta da rede social deverá estar a funcionar nas próximas semanas.

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“Reconhecemos que é muito pior para alguém partilhar acidentalmente com todos, quando na realidade quer apenas partilhar com amigos, do que o inverso”, afirma a rede social, para justificar sua recente decisão.

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“Reconhecemos que é muito pior para alguém partilhar acidentalmente com todos, quando na realidade quer apenas partilhar com amigos, do que o inverso”, afirma a rede social, para justificar sua recente decisão.

Assim, quem criar uma nova conta no Facebook terá que indicar a um pequeno dinossauro azul, que aparece numa pop-up, se quer partilhar o seu primeiro post apenas com os amigos ou se este será público. Caso contrário, e por defeito, a mensagem só poderá ser vista pelos amigos. <_o3a_p>

Os 1,28 mil milhões de utilizadores do Facebook já podem escolher que audiência querem ter para as suas mensagens automaticamente através da gestão das definições gerais de conta, neste caso da privacidade. É ainda possível escolher de imediato quem verá cada post assim que este é criado.<_o3a_p>

A rede social está a trabalhar numa “ferramenta nova e alargada para rever a privacidade” para os utilizadores já registados, no sentido de impedir que mensagens sejam partilhadas publicamente por acidente, quando esse não era o objectivo. <_o3a_p>

A ferramenta deverá entrar em funcionamento nas próximas semanas e o pequeno dinossauro azul irá pedir ao utilizador que reveja com quem quer partilhar informação, que aplicações usa e que conteúdo no seu perfil quer manter privado. “Queremos fazer tudo para colocar nas mãos das pessoas o poder e o controlo”, sublinha o Facebook.

“Esta nova ferramenta é desenhada para ajudar as pessoas a terem a certeza que estão a partilhar apenas com a audiência que querem. Tudo o resto sobre como funciona a privacidade no Facebook fica na mesma”, acrescenta.<_o3a_p>