Lopetegui assina por três anos pelo FC Porto

Pinto da Costa apresentou treinador espanhol em que deposita "a máxima confiança" para fazer regressar os "dragões" aos títulos.

Fotogaleria

A missão de Lopetegui à frente dos “dragões” foi revelada por Pinto da Costa. "Queremos continuar a perder de vez em quando e não a ganhar de vez em quando", disse o presidente dos "dragões", durante a conferência de imprensa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A missão de Lopetegui à frente dos “dragões” foi revelada por Pinto da Costa. "Queremos continuar a perder de vez em quando e não a ganhar de vez em quando", disse o presidente dos "dragões", durante a conferência de imprensa.

Pinto da Costa frisou a "máxima confiança" depositada no técnico espanhol e por isso a decisão de oferecer um contrato de válido por três anos. A equipa técnica vai integrar Rui Barros, "um homem da casa", explicou ainda o presidente do FC Porto.

O ainda treinador do FC Porto, Luís Castro, mereceu uma palavra de apreço de Pinto da Costa, que elogiou a "coragem" do técnico durante a sua passagem pela equipa principal. Castro irá regressar ao comando da equipa B do clube na próxima época.

Lopetegui foi saudado por Pinto da Costa que o apresentou como um treinador com "uma carreira vitoriosa". Enquanto esteve à frente dos escalões jovens da selecção esapanhola, Lopetegui venceu os títulos europeus de sub-19 (2012) e sub-21 (2013).

A ideia de contratar Lopetegui nasceu "há várias semanas", disse Pinto da Costa, que garantiu que não contactou mais nenhum outro treinador. "Disse-lhe [a Lopetegui] que era a primeira, a segunda e a terceira opção para o Porto", afirmou o presidente dos "dragões".

Pinto da Costa aproveitou ainda para deixar um recado a "muita gente hostil ao Porto", garantindo que as críticas são um "estímulo". "Estou preparado e com espírito como se fosse iniciar novos 32 anos à frente do FC Porto", afirmou aos jornalistas.

Para o treinador de 47 anos, o novo desafio é "um prazer, um orgulho e uma responsabilidade muito grandes". Lopetegui não quis falar ainda de reforços em virtude do jogo para o campeonato que ainda falta disputar, no próximo sábado, frente ao Benfica.

"Vamos fazer todos os possíveis para que este clube volte a ganhar", disse o treinador basco.

Guarda-redes formado na Real Sociedad, Lopetegui passou pelo Real Madrid, Logroñes, Barcelona e Rayo Vallecano. Em 1994 fez parte das escolhas de Javier Clemente para o Mundial disputado nos EUA.

Iniciou a carreira de treinador em 2003-04, no Rayo Vallecano, tendo também passado pela equipa B do Real Madrid antes de, em 2009, ficar vinculado à Federação espanhola.