"Vamos limpar a Europa", propõe a Comissão Europeia

Iniciativa semelhante à Limpar Portugal quer agregar movimentos semelhantes no dia 10 de Maio.

Foto
A primeira edição do projecto Limpar Portugal, em 2010, envolveu mais de 100 mil voluntários Paulo Pimenta

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Será no dia 10 Maio, num evento coordenado pela Associação de Cidades e Regiões para a Reciclagem e Gestão Sustentável dos Recursos, organizadora da Semana Europeia da Redução de Resíduos. Há pontos de contacto em 15 Estados-membros, mais cinco países de fora da UE – Andorra, Bósnia-Herzegovina, Noruega, Sérvia e Turquia. Em Portugal os contactos são as empresas Valorsul e Lipor, que gerem os resíduos sólidos urbanos das regiões de Lisboa, Oeste e Porto.

Em 2010, o projecto Limpar Portugal levou mais de 100 mil pessoas a sair de casa e literalmente varrer o país dos depósitos de entulhos, pneus, plásticos e pequenas lixeiras. Foi uma das maiores, senão a maior, mobilização cívica em torno de uma causa ambiental em Portugal.

Os movimentos de voluntários a limpar o país de uma ponta à outra tiveram um grande impulso a partir da mediatização de uma experiência na Estónia, em 2008. O mesmo grupo que organizou esta iniciativa tem procurado agregar, agora, o maior número de acções, no maior número de países, sob o chapéu do projecto Let’s Do It. Neste momento, há já 111 países envolvidos, com 198 acções de limpeza realizadas por nove milhões de voluntários.