Luís Castro: “O FC Porto está melhor”

Portistas defrontam domingo o Nacional, na Madeira, sem Varela e Mangala.

Foto
Luís Castro: "É um momento de trabalho intenso" MIGUEL RIOPA/AFP

Em declarações ao Porto Canal, o técnico do FC Porto garantiu que os "jogadores estão confortáveis" com o que têm desenvolvido ao longo dos jogos e com os bons resultados e que isso é uma "grande motivação".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em declarações ao Porto Canal, o técnico do FC Porto garantiu que os "jogadores estão confortáveis" com o que têm desenvolvido ao longo dos jogos e com os bons resultados e que isso é uma "grande motivação".

"O FC Porto está a sentir-se bem com o que lhe está a acontecer e com aquilo que está a desenvolver em jogo. Os comportamentos e os princípios de jogo ofensivos e defensivos têm vindo a sedimentar-se e os jogadores sentem-se muito confortáveis", começou por explicar o técnico.

Luís Castro evidenciou a intensidade que o grupo tem apresentado, afirmando que isso é muito motivador. "O FC Porto está forte, muito intenso, muito ligado à massa associativa. Tem um conjunto de factores que são fundamentais para o crescimento daquilo que é o jogar e a equipa. É um FC Porto que acho que está melhor".

Luís Castro reforçou ainda o que referiu no final do encontro com o Benfica, de que "a qualidade dos jogadores do FC Porto é superior ao que muitos apregoam". "Para além das exibições, acho que há factos que são concretos para dizer o que disse. Um plantel que tem cerca de 14 ou 15 jogadores que podem estar no Mundial do Brasil jamais pode ser colocado em causa. Para além disso, a exibição no último jogo foi bem conseguida. Teve uma estabilidade ao longo dos 90 minutos apreciável", explicou o treinador portista na véspera da deslocação à Madeira para defrontar o Nacional, na 25.ª jornada da Liga.

Luís Castro não espera facilidades para o encontro com os insulares, apesar de o Nacional não vencer há seis jogos. "O Nacional tem o objectivo de chegar à Liga Europa. Para além disso, tem sido uma equipa que ao longo do campeonato tem vindo a fazer boas prestações. O treinador Manuel Machado é muito competente a liderar a equipa.

Vai ser um jogo muito difícil, como são todos, mas não nos tira a vontade de vencer", referiu o treinador.
Sobre a série de seis jogos do Nacional sem vencer, Luís Castro acrescentou: "Acho que o jogo encerra por si só dificuldades que nada têm a ver com o que se passou ou o que aí vem. Um jogo tem uma especificidade muito própria. Isso das equipas não ganharem há muitos jogos seguidos não tem nada a ver com o jogo que vamos disputar".

Varela e Mangala de fora

Varela, por opção, ficou de fora da convocatória do FC Porto, enquanto Josué e Kelvin estão de regresso.
Em relação à convocatória para o último jogo da equipa portista, Mangala ficou de fora das escolhas de Luís Castro, mas neste caso por lesão (uma entorse no tornozelo direito).

Convocados
Guarda-redes: Fabiano e Kadú.
Defesas: Danilo, Reyes, Abdoulaye, Alex Sandro.
Médios: Herrera, Carlos Eduardo, Josué, Fernando, Defour, Quintero.
Avançados: Kelvin, Licá, Ricardo, Quaresma, Jackson Martínez, Ghilas.