Além das famílias pobres, associação de Coimbra apoia as de classe média alta

À Laços sem Nós chegam pedidos de todas as classes sociais.

Foto
Crianças são as mais afectadas pelo risco de pobreza PÚBLICO (arquivo)

"Embora algumas famílias tenham bons cargos, passam por inúmeras dificuldades e assim que apresentam a declaração de rendimentos são logo barrados no apoio", explica.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Embora algumas famílias tenham bons cargos, passam por inúmeras dificuldades e assim que apresentam a declaração de rendimentos são logo barrados no apoio", explica.

A associação Laços sem Nós quer dar uma resposta, "inexistente em Coimbra", à classe média alta, conta, aclarando que muitos dos casos que recebem "apresentam depressão e muita vergonha por terem que esconder da sociedade a sua real condição económica".

O desemprego, "a conjuntura, rupturas familiares, uma empresa que abre falência ou cortes na remuneração" levam a que "fiquem privados do nível de vida que tinham", não conseguindo fazer face "às despesas que tinham de acordo com os anteriores rendimentos", continua Sónia Lopes, salientando que chegam à associação "situações de fome". Para além de por vezes dar apoio alimentar, a intervenção passa, essencialmente, por "um apoio psicológico" para ajudar a lidar "com a depressão, conflitos conjugais, cansaço extremo", entre outros problemas.

No âmbito das famílias de baixos rendimentos, a associação quer intervir na área da "educação social". "Ajudamos a fazer uma carta de apresentação, um currículo, a preparação para entrevistas ou a gerir os rendimentos", diz Sónia Lopes, referindo que a associação quer trabalhar com "as competências das famílias sinalizadas".

A associação, criada em Janeiro e sediada na freguesia de Santo António dos Olivais, vai realizar uma série de concertos em cafés e restaurantes no distrito de Coimbra, de forma a reforçar o apoio a famílias carenciadas. Esta iniciativa pretende "mostrar que a noite também pode ser solidária", justifica Sónia Lopes, sublinhando que todos os artistas irão tocar "a título gracioso". O primeiro concerto decorre na sexta-feira, às 23h, no bar Sportsincaffé, com a actuação da banda SymPhoniX.