My Neighbourhood instalou-se na Mouraria para “reanimar” a vida do bairro

Projecto pretende aproximar vizinhos de bairros citadinos usando as tecnologias como um apoio à criação de laços na comunidade.

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Pedro Cunha

A Mouraria foi o palco escolhido para se implementar o My Neighbourhood em Portugal. Com o apoio da CML e da empresa Alfamicro, o projecto começou a ser planeado no ano passado com os habitantes do bairro lisboeta para incentivar a interajuda entre vizinhos e a vivência em comunidade. Em Janeiro deste ano começou a ser aplicado no terreno. “Para promover a reanimação urbana”, explica Graça Fonseca.

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A Mouraria foi o palco escolhido para se implementar o My Neighbourhood em Portugal. Com o apoio da CML e da empresa Alfamicro, o projecto começou a ser planeado no ano passado com os habitantes do bairro lisboeta para incentivar a interajuda entre vizinhos e a vivência em comunidade. Em Janeiro deste ano começou a ser aplicado no terreno. “Para promover a reanimação urbana”, explica Graça Fonseca.

O projecto-piloto apresentado pretende dar resposta aos desafios das cidades do futuro. Jorge Máximo explica que a CML quer criar “uma Lisboa sustentável, com tecnologias acessíveis a todos”. Mas a inovação exige investimento e capacidade financeira. “Contamos receber o apoio de fundos comunitários, de patrocinadores e dos munícipes de forma a reduzir gastos”, adianta o vereador ao PÚBLICO.

O projecto My Neighbourhood envolve os vizinhos em duas áreas distintas: em actividades sociais (para combater a solidão dos idosos, por exemplo) e no acompanhamento, implementação e promoção de negócios locais propostos pelos munícipes. A câmara faz a ligação entre os vários intervenientes através de meios técnicos e humanos.

Enquanto não há disponbilidade financeira para ir mais longe, a autarquia dá apoio logístico às ideias sugeridas pelos munícipes, ajudando na concretização e divulgação das mesmas entre a comunidade. É o caso de João Guedes que criou os Pastéis da Mouraria. “Tem corrido muito bem. Não esperava”, afirma ao PÚBLICO entusiasmado. João mora e trabalha no bairro. Os pais têm uma pastelaria, o local de onde saem os seus pastéis de feijão branco. Desde Novembro anda de carrinha de porta em porta, a revender pela cidade o seu produto e tem alargado a rede de clientes.

O projecto europeu é pioneiro e foi criado em simultâneo em bairros de outras três cidades: Milão (Itália), Aalborg (Dinamarca) e Birmingham (Reino Unido). Já se planeia o crescimento para outros locais europeus e do Mundo, como o Brasil.