Jovem autodidacta abre cervejeira em antiga escola de Póvoa de Lanhoso

A fábrica “Cerveja Com História” tem neste momento seis variedades de marca “Amphora” e prepara-se para lançar uma outra.

Foto
Em 2013, participou num festival de cerveja artesanal em Caminha e foi distinguido pelo site da especialidade “Ratebeer”

Autodidacta, João Palmeira, 34 anos, fez a sua primeira cerveja há pouco mais de um ano, em casa, e agora já estima que pelo menos 40 por cento da sua produção será para exportação, tendo já encomendas de países como Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Austrália.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Autodidacta, João Palmeira, 34 anos, fez a sua primeira cerveja há pouco mais de um ano, em casa, e agora já estima que pelo menos 40 por cento da sua produção será para exportação, tendo já encomendas de países como Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Austrália.

“Aprendi sozinho [a fazer cerveja]”, confessa.

Fazendo jus ao ditado, foi a necessidade que aguçou o engenho de João Palmeira, quando confrontado com uma situação de desemprego, após ter trabalhado quatro anos num call center.

Como não é de ficar parado, "atirou-se" ao fabrico de cerveja, neste caso juntando o útil ao agradável, já que é "apreciador" daquela bebida desde os tempos de estudante universitário.

Em 2013, participou num festival de cerveja artesanal em Caminha e foi distinguido pelo site da especialidade “Ratebeer” como a Melhor Cervejeira e Melhor Nova Cervejeira de Portugal.

As encomendas dispararam de tal forma que João Palmeira começou a não lhes conseguir dar vazão, pelo que decidiu passar da produção em casa para uma fábrica.

A Câmara de Póvoa de Lanhoso abriu-lhe as portas de uma antiga escola primária, pedindo-lhe como contrapartida, apenas, que o pessoal que empregasse fosse do concelho. Nos primeiros seis anos não vai pagar qualquer renda.

João, com o apoio de três sócios, fez as necessárias obras de adaptação do edifício, que, conjuntamente com a maquinaria, significam um investimento que ascende a pouco mais de 50 mil euros.

Na próxima semana arrancará a laboração, nesta primeira fase com apenas dois trabalhadores, mas João Palmeira admite que ainda este ano precisará de pelo menos mais um.

A fábrica “Cerveja Com História” tem neste momento seis variedades de marca “Amphora” e prepara-se para lançar uma outra, que será um tributo ao concelho de Póvoa de Lanhoso e à sua heroína, Maria da Fonte.

“Como também gosto muito de cozinhar tive a preocupação de criar cervejas que acompanhassem bem com os vários pratos”, referiu.

A Câmara de Póvoa de Lanhoso já se congratulou, em comunicado, com a distinção daquela cervejeira pelo site “Ratebeer”, sublinhando que o município “tem colaborado” com empresas e empresários para a sua fixação no concelho, pela sua importância para a economia local e para a criação de emprego.

A Câmara lembra que, aproveitando as instalações da antiga escola primária de Ferreiros, instalou ali uma incubadora de empresas.