O maior túnel por baixo do mar poderá nascer na China

Projecto pretende ligar cidades costeiras com um túnel ferroviário de 123 quilómetros por baixo do mar de Bohai. Custo ronda os 26,5 mil milhões de euros.

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Dalian é uma cidade portuária do mar de Bohai AFP

Neste momento, para se viajar de Dalian, na província chinesa de Liaoning, até Yantai, na província de Shandong, é necessário apanhar um ferry de oito horas ou, em alternativa, fazer 1400 quilómetros de estrada à volta do mar de Bohai.<_o3a_p>

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Neste momento, para se viajar de Dalian, na província chinesa de Liaoning, até Yantai, na província de Shandong, é necessário apanhar um ferry de oito horas ou, em alternativa, fazer 1400 quilómetros de estrada à volta do mar de Bohai.<_o3a_p>

Com o túnel ferroviário de 123 quilómetros, a viagem passará a ser feita em apenas 40 minutos. Os carros entrarão nas carruagens de um comboio que andará a 220 quilómetros por hora.<_o3a_p>

“Uma vez aprovada, a obra poderá começar já em 2015 ou 2016”, explica Wang Mengshu, um especialista em túneis e em caminho de ferro da Academia Chinesa de Engenharia, citado pelo China Daily. O engenheiro está a trabalhar no projecto desde 2012. A iniciar-se, estima-se que o projecto ficará pronto lá para 2026.  <_o3a_p>

O comprimento deste túnel será maior do que a soma do comprimento dos dois maiores túneis do mundo que passam por baixo do mar: o túnel de Seikan, no Japão, de 52,85 quilómetros, e o túnel do canal da Mancha, que liga França a Inglaterra e tem 50,45 quilómetros.<_o3a_p>