Vinte ninhos de cegonha transferidos de pórticos na A25

Com até meia tonelada de peso, ninhos representavam risco para os condutores e as aves.

Fotogaleria

Segundo a empresa Ascendi, concessionária que gere a auto-estrada, os ninhos começaram a surgir nos pórticos há alguns anos e representavam um risco à circulação dos automóveis e às próprias cegonhas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Segundo a empresa Ascendi, concessionária que gere a auto-estrada, os ninhos começaram a surgir nos pórticos há alguns anos e representavam um risco à circulação dos automóveis e às próprias cegonhas.

E não é um perigo menor. Embora pareça um pequeno aglomerado de ramos à distância, cada ninho pode ter até um metro de diâmetro e pesar meia tonelada. Além disso, as cegonhas faziam voos muito baixos na aproximação aos ninhos, com rasantes aos automóveis.

Os ninhos foram removidos com gruas e transferidos para uma estrutura construída a pouca distância dos pórticos. “Dado que esta espécie regressa sempre aos mesmos locais de nidificação, serão tomadas medidas para evitar a constituição de novos ninhos nos pórticos de sinalização localizados sobre a via”, diz a Ascendi, num comunicado.

O número de cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) em Portugal tem vindo a aumentar substancialmente nas últimas décadas. A abundância de alimento nos campos agrícolas e nos depósitos de resíduos urbanos é uma das razões do aumento populacional da espécie. As aves escolhem estruturas elevadas para construir os seus ninhos, em especial chaminés, torres eléctricas e pórticos.

A operação na A25 foi realizada na quinta e sexta-feira da semana passada, tendo sido acompanhada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, segundo a Ascendi.