Centro de Saúde de Belas mudou-se para outra freguesia

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Esta foi a solução encontrada para melhorar as condições do centro de saúde, que estava num edifício degradado "há demasiado tempo", afirmou ao PÚBLICO Paula Alves, presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas. Agora faltam apenas transportes públicos que liguem as duas localidades.

"Os utentes terão melhores condições e mais profissionais de saúde" nas novas instalações da freguesia vizinha, assegurou Paula Alves. Contactada pelo PÚBLICO, disse que a situação era "insustentável" porque "muitos médicos já se recusavam a trabalhar no antigo edifício". Acrescentou também estar a tentar "o mais rapidamente possível" resolver o problema da falta de transportes públicos, para facilitar a deslocação dos utentes de Belas para Monte Abraão, que distam cerca de dois quilómetros. "Já fizemos o pedido à Vimeca e estamos à espera de resposta há três semanas", afirmou a autarca. "Queremos ter um centro de saúde em Belas e vamos tentar que isso aconteça, mas por agora não é possível", concluiu.

Por sua vez, um porta-voz da Câmara de Sintra confirmou que "a prestação dos cuidados de saúde em Belas era assegurada em condições de verdadeira indignidade". A câmara não só apoia a mudança de instalações, mas também garantiu estar, em conjunto com a Junta de Freguesia de Queluz e Belas, "empenhada em contribuir para facilitar a deslocação dos utentes que necessitem de transporte, estando, neste momento, a ser desenvolvidos contactos com a empresa de transportes local". A mesma fonte adiantou também que a câmara não deixará de defender junto do Ministério da Saúde a abertura, "quando e se for possível", de um centro de saúde na freguesia de Belas.