Contrato de subconcessão dos estaleiros de Viana assinado dia 10 em São Julião da Barra

Foto
Grupo russo integra os estaleiros navais de Viana do Castelo nos seus planos de expansão Paulo Ricca

A cerimónia está agendada para as 12h30 e, de acordo com a mesma fonte, o grupo privado terá um período de cerca de três meses até assumir totalmente a subconcessão, cujo contrato é válido até 31 de Março de 2031. Pelos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, o grupo Martifer vai pagar ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, conforme contrato a assinar na sexta-feira pelas administrações das duas empresas, na presença de membros do Governo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A cerimónia está agendada para as 12h30 e, de acordo com a mesma fonte, o grupo privado terá um período de cerca de três meses até assumir totalmente a subconcessão, cujo contrato é válido até 31 de Março de 2031. Pelos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, o grupo Martifer vai pagar ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, conforme contrato a assinar na sexta-feira pelas administrações das duas empresas, na presença de membros do Governo.

A nova empresa West Sea Estaleiros Navais, criada para o efeito pelo grupo Martifer, pretende começar a convocar os funcionários dos estaleiros de Viana para entrevistas de trabalho logo após a assinatura deste contrato de subconcessão. A informação tinha já sido confirmada à Lusa por fonte ligada ao processo de subconcessão, acrescentando que o presidente desta nova empresa será Carlos Martins, administrador daquele grupo privado português, que venceu o concurso público internacional lançado para o efeito.

Num período de seis meses deverão ser criados 400 postos de trabalho nos actuais estaleiros, na área da construção e reparação naval, prevendo o novo subconcessionário um investimento de modernização das instalações e equipamentos dos ENVC, empresa que entretanto será encerrada.

Mais de 100 dos 609 trabalhadores já aderiram a um plano de rescisões amigáveis proposto pela administração dos ENVC, que vai custar 30,1 milhões de euros. Suportado com recursos públicos, o plano prevê indemnizações individuais entre os 6000 e os 200 mil euros, além do acesso ao subsídio de desemprego e reforma.

A 3 de Dezembro, o presidente do conselho de administração da Martifer manifestou a convicção de que esta subconcessão permitirá fazer "reviver" a actividade da construção e reparação naval em Viana do Castelo. "A indústria de construção e reparação naval vai continuar em Viana do Castelo", enfatizou na altura o administrador, que agora vai liderar o projecto do grupo para os antigos ENVC.

A Martifer é um grupo multinacional com mais de 3000 trabalhadores, centrando a sua actividade nos sectores da construção metálica e no solar fotovoltaico, presente na Europa, África, Américas, Ásia e Médio Oriente. "Dizer que a construção e reparação naval vai desaparecer de Viana do Castelo é desinformação porque o projecto da Martifer, com experiência e know how na área da construção e reparação naval através dos estaleiros da Navalria [em Aveiro, do mesmo grupo], passa precisamente por fazer reviver esta indústria emblemática de Viana do Castelo, com uma história de 70 anos", disse, então, Carlos Martins.