Com novos tablets e televisões, Samsung aposta em grandes ecrãs

A fabricante mostrou na CES dois tablets com ecrãs de 12,2 polegadas e televisões que podem adoptar uma forma curva.

Foto
Uma televisão de ecrã curvo David Becker/Getty Images/AFP

Um dos novos modelos, o Galaxy NotePRO, tem um ecrã de 12,2 polegadas, com uma resolução de 2560 por 1600 pixéis. Inclui uma caneta para ser usada no ecrã e aplicações destinadas a serem usadas num contexto profissional. Já o Galaxy TabPRO surge em três tamanhos de ecrã: o maior tem também 12,2, polegadas e os restantes surgem com  mais convencionais 10,1 e 8,4 polegadas. Todos os modelos usam a mais recente versão do sistema operativo Android.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um dos novos modelos, o Galaxy NotePRO, tem um ecrã de 12,2 polegadas, com uma resolução de 2560 por 1600 pixéis. Inclui uma caneta para ser usada no ecrã e aplicações destinadas a serem usadas num contexto profissional. Já o Galaxy TabPRO surge em três tamanhos de ecrã: o maior tem também 12,2, polegadas e os restantes surgem com  mais convencionais 10,1 e 8,4 polegadas. Todos os modelos usam a mais recente versão do sistema operativo Android.

Por comparação, os iPad têm ecrãs de 9,7 e 7,9 polegadas. Os Surface, da Microsoft, têm 10,6 polegadas.

A Samsung já é líder no mercado dos smartphones, mas nos tablets ainda tem a Apple pela frente. De acordo com os dados mais recentes da analista IDC, relativos ao terceiro trimestre do ano passado, o iPad tinha uma quota de mercado de 29,6%, enquanto que os aparelhos da Samsung se ficavam pelos 20,4%. Contudo, em termos anuais, a Apple tinha crescido apenas 0,6%, ao passo que a fabricante sul-coreana viu o número de dispositivos que seguiram para o retalho aumentar 123%.

De acordo com a informação avançada, os novos modelos serão postos à venda neste trimestre, em todo o mundo. Os preços ainda não são conhecidos.

Na CES, a Samsung  mostrou ainda que também nas televisões gosta de grandes ecrãs: revelou vários modelos com mais de dois metros, alguns dos quais são capazes de se dobrar, ficando côncavos, com o objectivo de criar um efeito de profundidade na imagem. Com o comando, o utilizador pode decidir se prefere a televisão com o tradicional ecrã plano ou se a quer ver em modo flectido.