Ponte móvel de Leixões já reabriu ao trânsito

Reparação foi concluída uma semana antes do previsto.

Fotogaleria

De acordo com a APDL, a avaria que ocorreu numa das rótulas da ponte móvel, a 23 de Outubro, foi reparada antes do prazo previsto, estando agora a decorrer "uma análise rigorosa às restantes três rótulas da ponte, de forma a evitar outro contratempo".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

De acordo com a APDL, a avaria que ocorreu numa das rótulas da ponte móvel, a 23 de Outubro, foi reparada antes do prazo previsto, estando agora a decorrer "uma análise rigorosa às restantes três rótulas da ponte, de forma a evitar outro contratempo".

Durante o período da avaria foi disponibilizado transporte gratuito, em autocarro, para peões e bicicletas. Uma vez que a circulação pedonal se encontra normalizada, o serviço de transporte em autocarro será cancelado, a partir desta segunda-feira, acrescenta a APDL, em comunicado.

Fonte da empresa disse à Lusa que "a avaria ocorreu na articulação do tabuleiro da ponte móvel do lado norte
poente, tendo de imediato, sido encomendada uma nova rótula à empresa alemã Schaeffler, e foi desenvolvido um projecto para a substituição do equipamento danificado". "Atendendo a que a avaria incidiu num ponto que, normalmente, suporta o peso da totalidade do tabuleiro, a solução consistiu na sua imobilização para permitir efectuar a substituição de todas as peças da articulação", referiu a fonte.

Para isso, "na base do tabuleiro foram montados macacos hidráulicos destinados a suportar todo o peso e, junto da rótula, foi introduzida uma cavilha para ligar rigidamente o tabuleiro ao pilar. Um dos objectivos foi o de evitar o menor desalinhamento das furações da fixação da rótula entre a retirada da peça avariada e a reposição da peça nova. Tratou-se de uma intervenção cuidada e morosa e para a qual muito contribuíram as condições meteorológicas dos últimos dias", explicou.

Após a desmontagem, "a rótula danificada seguiu para análise pelo fabricante e será objecto de análise aprofundada para determinar eventuais medidas correctivas a adoptar no sentido de assegurar as melhores condições de funcionamento da ponte móvel", acrescentou a mesma fonte.

A ponte móvel de Leixões, que assegura a ligação para veículos e peões entre Matosinhos e Leça da Palmeira, foi construída em 2007 em substituição da anterior, com um custo de 12,8 milhões de euros comparticipados em 45% por fundos europeus.