Quase um quarto dos utilizadores de Internet vê televisão online

O hábito é mais comum entre homens do que entre mulheres e mais frequente nas classes altas.

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O hábito é mais comum entre homens do que em mulheres Miguel Madeira

De acordo com os dados da Marketest, é na faixa etária dos 15 aos 34 anos que está mais disseminada a prática de ver televisão através da Internet, uma actividade que foi referida por 28% dos inquiridos. Sem surpresas, esta prática vai diminuindo à medida que a idade dos inquiridos aumenta.

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De acordo com os dados da Marketest, é na faixa etária dos 15 aos 34 anos que está mais disseminada a prática de ver televisão através da Internet, uma actividade que foi referida por 28% dos inquiridos. Sem surpresas, esta prática vai diminuindo à medida que a idade dos inquiridos aumenta.

O hábito é também mais comum entre os homens (21%) do que entre mulheres (9%) e muito mais frequente nas classes altas (26%) do que nas classes baixas (4%). A Marketest refere haver poucas diferenças regionais.

"Os valores são expectáveis", comenta Célia Quico, professora na Universidade Lusófona e investigadora na área dos media, notando que "a tendência para as pessoas verem TV online vai continuar a crescer de forma acentuada nos próximos anos, sobretudo entre os jovens e jovens adultos". Nos EUA, acrescenta, já surgiu uma expressão na indústria das telecomunicações "cut the cord", algo como "cortar o cabo" que designa "as pessoas que cortam com a subscrição de TV paga, muitos deles em favor de uma simples assinatura de Internet".

Empresas como a Netflix (um serviço de emissão online de séries e filmes), a Apple e o Google (que já lançaram aparelhos para se ligarem a um televisor e exibir conteúdos a partir da Internet) poderão vir a ter um papel importante no sector, refere Célia Quico. "Julgo que ter um ecrã 100% dedicado a ver conteúdos de televisão será algo com tendência para deixar de acontecer, ainda que decerto vá demorar muitos anos até à extinção completa".

O estudo da Marketest é feito anualmente através de entrevistas a uma amostra representativa da população. Contabilizando toda a população de Portugal continental com mais de 15 anos, os dados indicam que 14% vêem televisão online. Em 2010, este valor rondava os 11%.