Académica eliminada da Taça da Liga

Foto
Sérgio Conceição viu a Académica somar mais um mau resultado Fernando Veludo/NFactos

A "Briosa" não teve argumentos para superar o segundo classificado da II Liga, que, nos primeiros 20 minutos da partida, chegou a dominar o encontro, e esteve sempre muito organizado ao longo do tempo regulamentar.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A "Briosa" não teve argumentos para superar o segundo classificado da II Liga, que, nos primeiros 20 minutos da partida, chegou a dominar o encontro, e esteve sempre muito organizado ao longo do tempo regulamentar.

A formação orientada por Sérgio Conceição precisava de anular a desvantagem de 2-1 do jogo da primeira mão, mas foi o Penafiel que se apresentou atrevido e dominador, embora sem criar situações de perigo.

Só a partir dos 20 minutos é que a Académica conseguiu soltar-se e criar algumas situações de perigo, sem ocasiões de golo flagrante.

Na segunda parte, os "estudantes" entraram mais determinados e dominadores, com o Penafiel a apostar no contra-ataque e a criar vários problemas à defensiva da equipa de Coimbra.

Com o avançar dos minutos, a Académica foi intensificando a pressão e surgiram então algumas oportunidades de golo, primeiro por Marcelo, aos 67 minutos, num remate cruzado de fora de área que não entrou por muito pouco.

Makelele, aos 75 minutos, e Rafael Oliveira, aos 83' e aos 85', tiveram boas ocasiões para desfazer o empate e levar a eliminatória para o desempate por grandes penalidades, mas não conseguiram introduzir a bola na baliza defendida por Coelho.

Já nos descontos, Djavan atirou forte a rasar o poste da baliza penafidelense, naquele que foi o último lance de perigo da "Briosa".

Os oito primeiros classificados da I Liga de 2012-13 (FC Porto, Benfica, Paços de Ferreira, Sporting de Braga, Estoril-Praia, Rio Ave, Sporting e Nacional) estão automaticamente qualificados para a terceira fase, na qual, para já, terão a companhia de Beira-Mar, Sp. Covilhã, Belenenses, Penafiel, Gil Vicente, Marítimo e V. Setúbal.