Duas em cada três empresas em Portugal comunicam online

Foto
Praticamente todas as empresas usam Internet Paulo Pimenta

“A dimensão da empresa é um factor importante para esta utilização, que é referida por 33,8% das pequenas empresas, 43,7% das médias empresas e 51,1% das empresas com mais de 250 pessoas ao serviço”, observa uma nota do INE.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“A dimensão da empresa é um factor importante para esta utilização, que é referida por 33,8% das pequenas empresas, 43,7% das médias empresas e 51,1% das empresas com mais de 250 pessoas ao serviço”, observa uma nota do INE.

Entre as empresas que usam este género de aplicações, uma grande maioria (94%) recorre a redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. Neste número, o INE inclui ainda o uso de serviços muito menos conhecidos, como o Viadeo e o Xing, duas plataformas sociais para uso profissional.

Já os sites de partilha de conteúdo multimédia (como o YouTube, o Flickr e o Picasa) são usados por 34% das empresas, ao passo que 18% têm um blogue ou uma conta no Twitter ou noutros serviços que o INE define como sendo de “microblogues”.

Os números são o resultado de estimativas feita a partir de uma amostra de 3062 empresas com dez ou mais pessoas e indicam ainda que a utilização de Internet é quase total (96% daquelas empresas) e que a maioria (60%) tem um site.