Hyundai vai trocar isqueiro nos carros por porta USB

Decisão foi tomada depois de uma pesquisa que concluiu que a maioria dos condutores utiliza a ficha para carregar telemóveis ou computadores e não para acender cigarros

Foto
Medida será já aplicada este mês a todos os veículos vendidos na Coreia do Sul Kim Hong-Ji/Reuters

A Hyundai Motor anunciou que vai retirar dos veículos para o mercado sul-coreano a tomada de isqueiro que irá substituir por um ponto de energia USB.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Hyundai Motor anunciou que vai retirar dos veículos para o mercado sul-coreano a tomada de isqueiro que irá substituir por um ponto de energia USB.

A construtora explicou que a medida será já aplicada este mês a todos os veículos de passageiros e utilitários desportivos vendidos na Coreia do Sul.

Um porta-voz da companhia salienta que a Hyundai é a primeira empresa do mundo a proceder a esta alteração no interior dos seus carros. A decisão da empresa foi tomada depois de uma pesquisa nacional que concluiu que a maioria dos condutores utiliza a ficha para carregar telemóveis ou computadores e não para acender cigarros.

Os próprios isqueiros no carro deixaram de integrar os equipamentos padrão dos carros vendidos quer nos Estados Unidos quer na Europa. Apesar de acabar com os isqueiros, a Hyundai vai manter os cinzeiros nos seus veículos e disponibilizará aos fumadores um isqueiro que pode ser carregado através da porta USB.

A Hyundai, e a sua filial Kia Motor, é o quinto maior fabricante de automóveis do mundo e vendeu em 2012 4,4 milhões de unidades no planeta.