O Estoril nunca deixou o FC Porto estar confortável na Amoreira

Equipa de Paulo Fonseca empatou na visita ao Estoril e interrompeu série de seis vitórias consecutivas. “Dragões” viram vantagem ser anulada duas vezes, numa partida com arbitragem desastrada.

Foto

Os “dragões” são líderes isolados da classificação, mas agora com um ponto de avanço sobre o Sp. Braga, dois sobre o Sporting e três sobre o Benfica.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os “dragões” são líderes isolados da classificação, mas agora com um ponto de avanço sobre o Sp. Braga, dois sobre o Sporting e três sobre o Benfica.

Neste domingo, na Amoreira, os “canarinhos” anularam a vantagem do FC Porto por duas vezes e, na recta final do encontro, chegaram a ameaçar dar a volta ao marcador e ficar com os três pontos.

Com apenas uma alteração na equipa titular (de resto já esperada, com Josué a dar lugar ao belga Defour no “onze”), o FC Porto nunca conseguiu soltar-se na visita ao Estoril.

The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/NOTICIA_POSITIVONEGATIVO.cshtml' was not found. The following locations were searched: ~/Views/Layouts/Amp2020/NOTICIA_POSITIVONEGATIVO.cshtml
NOTICIA_POSITIVONEGATIVO

A equipa de Paulo Fonseca demorou 44 minutos a dar um ar de sua graça, altura em que desenhou a melhor jogada do primeiro tempo. Mas o lance, finalizado num cabeceamento de Fernando, terminou com uma excelente defesa de Vagner.

Se o FC Porto não pôde estar confortável foi por mérito do Estoril. Os “canarinhos” não acusaram o desgaste do jogo frente ao Sevilha (derrota em casa, por 1-2, na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa) e colocaram muitas dificuldades ao FC Porto. A equipa de Marco Silva nunca baixou os braços e, sempre que pôde, ameaçou a baliza de Helton.

Num desses lances, aos 12’, a noite do árbitro Rui Silva começou a correr mal. Luís Leal podia ficar isolado e pareceu ser derrubado por Otamendi. O defesa devia ter sido expulso, mas nada foi assinalado.

O FC Porto chegou à vantagem num lance em que o ex-Estoril Licá aproveitou um falhanço de Babanco para bater Vagner (26’).

Menos de dez minutos depois, o marcador voltava a registar igualdade. Só que o golo do empate estorilista nasceu de uma decisão errada de Rui Silva. Otamendi tocou com a mão na bola, mas fora da área, mas o árbitro de Vila Real assinalou grande penalidade, que Evandro não desperdiçou (35’).

A segunda parte trouxe um FC Porto ligeiramente melhor. E, aos 66’, Jackson Martínez recolocou os “dragões” em vantagem.

Mas a equipa de Paulo Fonseca não foi capaz de sentenciar a partida, e a alma estorilista evitou a derrota — aliás, quase rendia uma vitória. Luís Leal fez o 2-2 (81’), mas parecendo estar em posição irregular. E, aos 87’, teve o 3-2 nos pés, mas o remate saiu ao lado.

O FC Porto também teve uma oportunidade soberana, já no tempo de compensação, só que Vagner desviou por cima da trave um remate forte de Alex Sandro e o jogo terminou 2-2, tal como na última visita do FC Porto ao Estoril.