Facebook explica como selecciona aquilo que mostra aos utilizadores

Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações que poderiam ser incluídas no feed de notícias.

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Site diz que mudanças no algoritmo aumentaram a taxa de leitura de conteúdos

Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações (de amigos, páginas, pessoas que o utilizador segue) que poderiam ser mostradas no feed, explicou o site (o número foi calculado com base numa amostra aleatória de sete mil utilizadores com actividade diária). Daquelas 1500, o Facebook selecciona cerca de 300, com base em vários critérios.

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Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações (de amigos, páginas, pessoas que o utilizador segue) que poderiam ser mostradas no feed, explicou o site (o número foi calculado com base numa amostra aleatória de sete mil utilizadores com actividade diária). Daquelas 1500, o Facebook selecciona cerca de 300, com base em vários critérios.

Entre os factores que o Facebook tem em consideração estão a interacção do utilizador no passado com aquele tipo de conteúdo; o número de comentários, partilhas e “gostos” que uma determinada publicação tem (e se esta interacção foi feita por “amigos” do utilizador); a frequência da interacção do utilizador com a pessoa ou página que fez a publicação; e ainda as eventuais denúncias por abuso e o número de pessoas que tenha optado por esconder aquele conteúdo.

Com a mudança no algoritmo agora anunciada, se um utilizador não descer na página o suficiente para ver um determinado conteúdo, este poderá reaparecer, caso seja particularmente popular. Nos testes feitos pela equipa do Facebook, antes da mudança, a generalidade das pessoas via 53% das publicações. Com a afinação (que não afecta a frequência com que os conteúdos pagos são exibidos), a fatia de conteúdos lidos passou para os 70%.