Acordo sobre passe social aumenta receita do Metro de Lisboa em seis milhões por ano

Os utentes que têm o passe L já não precisam de comprar um bilhete específico para viajarem nos transportes da região metropolitana de Lisboa.

Foto
Maior subida foi protagonizada pela Metro de Lisboa Joana Freitas

“Esta proposta beneficia os operadores públicos. O Metro de Lisboa, por exemplo, era muito prejudicado em termos de receitas como se tivesse a mesma rede de há 30 anos e não tivesse havido investimento”, disse Sérgio Monteiro em declarações aos jornalistas, em Lisboa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“Esta proposta beneficia os operadores públicos. O Metro de Lisboa, por exemplo, era muito prejudicado em termos de receitas como se tivesse a mesma rede de há 30 anos e não tivesse havido investimento”, disse Sérgio Monteiro em declarações aos jornalistas, em Lisboa.

O responsável estimou mesmo que, com o novo modo de repartição das receitas de bilheteira, o Metro de Lisboa vai aumentar as receitas em seis milhões de euros por ano.

“Desta forma estamos a aumentar a receita dos operadores públicos, que estão dentro do Orçamento do Estado e que têm impacto reduzir nas contas públicas, e a reduzir o subsídios dado aos privados”, afirmou.

O governante disse ainda que, após o acordo conseguido no sábado com a rodoviária Vimeca (que opera na Grande Lisboa), os utentes que têm o passe de transporte intermodal L não precisam de comprar um bilhete específico para viajarem nos transportes da região metropolitana de Lisboa.

“O passe L mantém-se como está, com todos os operadores [públicos e privados] dentro do passe, e o preço também se mantém igual”, afirmou o governante.

Nos últimos dias, houve um braço de ferro entre o Governo e a Vimeca, com a empresa rodoviária a anunciar mesmo que ia deixar de aceitar os passes sociais a partir de 01 de agosto, dado o Executivo não aceitar a sua proposta de sair da oferta integrada de todos os operadores a preço reduzido e de oferecer apenas o seu serviço em conjunto com os operadores públicos.

Isto levou o Governo a publicar uma portaria a obrigar os operadores de transportes públicos a disponibilizar passes intermodais (títulos de transporte que podem ser usados por vários operadores durante 30 dias). No entanto, o acordo chegou no sábado. O Governo alterou o método de cálculo para o pagamento das compensações financeiras às transportadoras pelos passes sociais, usando agora os dados do inquérito à mobilidade de 2007 em vez do realizado em 1989, o que reduz as compensações a algumas empresas.

Sobre o valor de 6,6 milhões de euros reclamado ao Governo pela Vimeca (referente a 2011, 2012 e 2013), o secretário de Estado disse que “não há dívida a nenhum operador” e que o “Estado paga no momento em que tiver condições para isso”, acrescentando que essa verba já está orçamentada.

“Depois do acordo celebrado podemos enviá-lo para o Tribunal de Contas e no momento em que houver visto faremos o pagamento. O valor já teve a autorização do Conselho de Ministros”, afirmou Sérgio Monteiro.

Quanto aos relatos de passageiros da Socotturb (do grupo Vimeca) a quem foram passadas coimas a semana passada por não viajarem com um bilhete da empresa, mas apenas com o passe L, Sérgio Monteiro disse que essas pessoas não têm de pagar a multa já que a portaria publicada obrigava os operadores a aceitar o passe.

“Não havia razão para os utentes não poderem circular nos veículos da Vimeca e Scotturb. Devem explicar isto à operadora e multa será certamente anulada”, disse Sérgio Monteiro.